sexta-feira, 22 de abril de 2011

Pão de ovos da páscoa

Sabe tão bem uma fatia deste pão de ovos besuntado de manteiga  , a acompanhar  uma caneca de café preto .
A receita para um quilo de farinha dá três pães iguais a este, passamos à receita .

Receita :
um quilo de farinha
10 ovos
2dl de azeite
um cálice de aguardente
uma colher de chá de sal
fermento de padeiro - 2ogr. (ou pedir na padaria fermento para um kilo de farinha )

Partem-se os ovos para um alguidar e batem-se com as mãos , adiciona-se a farinha , o azeite , aguardente , uma colherinha de sal e o fermento díluido em água morna. Amassa-se muito bem com as mãos  ,vai a fintar em local quentinho até aumentar o volume da massa. Depois da massa finta divide-se em três partes , e com as mãos moldam-se ao gosto de cada um. Vão a cozer em forno quente a 180º em tabuleiro enfarinhado.

Faço esta mesma receita na maquina de fazer pão o que é  super mega facil , claro que reduzo os ingredientes e dá um pãozinho muito bom e saboroso. Prometo que quando fizer este pão de ovos na máquina posto aqui no blog.

Desejo a todos os que visitam o meu blog uma boa Páscoa .

9 comentários:

  1. Olá, mais uma vez! Nunca me atrevi a fazer pão, mas a este não resisto. Pelo aspecto só pode ser delicioso. Vou experimentar fazer hoje mesmo, pois os dias são de festa. Boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  2. Ora,era exactamente isto que eu procurava!
    Como na zona da Guarda lhe chamamos Bolo Podre, nao conseguia encontrar esta receita, pesquisando por esse nome,mas felizmente vim parar a este Blog e ficamos muito agradecidos!

    ResponderEliminar
  3. Olá podia dizer me se fez com a máquina de fazer pão e que tal ficou, e qual a medida de aguardente em dl pour favor . Muito obrigada

    ResponderEliminar
  4. Este "bolo podre" era muito bom na Guarda e em Viseu, mas as padarias de Viseu diminuiram muito o sal e o bolo perdeu muito o gosto de outros tempos. Aconselho a utilizarem ovos caseiros para conseguirem um melhor sabor.
    Boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  5. Quanta água é necessária no total para este pão

    ResponderEliminar
  6. Que tipo de farinha usar?

    ResponderEliminar