domingo, 12 de junho de 2011

Rissois de peixe

De vez em quando lá vou eu para a cozinha fazer rissois com fartura. Quer sejam rissois de peixe , camarão  ou de carne são uma presença assidua no meu congelador , muito usados em situações de emergência. Dá um bocadito de trabalho mas vale o esforço , pois nem se quer têm comparação aos de compra . Receita já muito antiga da minha mãe.

Receita :
Massa :
1 chávena de água (300ml ) -
1 chávena de farinha
2 colheres de margarina
uma pitada de sal

Leva-se uma panela ao lume com a água, a margarina e o sal, quando a água ferver deita-se a farinha e mexe-se energeticamente até a massa se descolar da panela . Transfere-se para a mesa de trabalho e deixa-se arrefecer.

Recheio:
Refoga-se a cebola ,alho,louro e pimenta . Depois de alourar junta-se o peixe desfiado (sem pele e sem espinhas) . Mexe-se no lume e retira-se .

Creme :Põe-se ao lume a derreter 1 colher de sopa de margarina , junta-se uma colher de sopa de farinha e mexe-se.Retira-se do lume e deita-se cerca de 1/4 de litro de leite , uma pitada de sal , pimenta e 3 gotas de vinagre. vai novamente ao lume e mexendo sempre até engrossar , em seguida deita-se uma gema de ovo mexendo bem para não cozer. Tira-se do lume e junta-se ao recheio  envolvendo bem,edeixa-se arrefecer .
Depois  estende-se a massa com um rolo e rexeia-se . Passa-se por ovo e pão ralado e vão a fritar.



6 comentários:

  1. Ficaram lindos, não cenhecia esse utensilio de fazer rissois... Onde compraste? Se não for pedir muito, obrigado.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. comprei á uns anos na espanha na fronteira de vilar formoso ,mas ja os vi nas grandes superficies,estes utensilios facilitam muito o trabalho existem em varias medidas.Bjs

    ResponderEliminar
  3. Graça, que rissois de peixe com tão bom aspecto!
    Vinham mesmo a calhar agoara para o meu lanche. Fiquei com vontade. Eu ainda nunca me atrevi a fazer rissois em casa, pois pensava que era demasiado complicado e não ía conseguir. Mas agora, depois desta receita de rissois de peixe tão bem explicada pela Graça, acho que perdi o receio e um dia destes vou mesmo preparar rissois caseiros.
    Parabéns por continuar a publicar receitas boas assim.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por colocar uma receita TRADICIONAL! Já estou cansada de fazer uma pesquisa normal e só me aparecerem "Bimbeiras"! Se gostam tanto dessa maquineta, façam as receitas NOVAS, não as TRADICIONAIS, pois são as que têm títulos de 3 e 4 linhas que dão mais trabalho. As normais, por norma, podem ser algo demoradas, mas não são complicadas, por não envolverem o salteado disto mais o flambé daquilo nem a cama de não sei quanto... são demasiados passos que exigem tempo e paciência. Usem a bimby para isso! Não para rissóis de peixe. E quanto a esta blogueira... Obrigada.
    Ass.: Outra blogueira (Maria Gabriela Dias)

    ResponderEliminar
  5. A farinha é aproximadamente quantas gramas? Obrigada.

    ResponderEliminar