quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Marmelada vermelha , branca e geleia de marmelos

Com os marmelos que vieram da minha sogra fiz  marmelada vermelhinha que vi no bloghttp://se7epecados.blogs.sapo.pt/ . Fiz também marmelada com a receita da minha mãe e geleia de marmelo.

Receita da marmelada vermelha :
2 kl. de marmelos
700 gr. de acúcar por quilo
5 colheres de sopa de água

Sem descascar os marmelos lavam-se muito bem e cortam-se aos bocados excluindo os caroços. Na panela de pressão deitam-se os marmelos,o açúcar e as5 colheres de agua . Quando o apito da panela começar a girar  contam-se 20 minutos e desliga-se . Tritura-se com a varinha  e fica no ponto. Adorei esta receita facil , deliciosa e muito bonita.Fica um pouco mais acida porque leva as cascas do marmelo.

Receita da marmelada branca :
2 kl. de marmelos
500 gr. de açúcarpor kilo

Descascam-se os marmelos e retiram-se os caroços . Guardam-se as cascas e os caroços para fazer a geleia . Deitam-se os marmelos numa panela e cobrem-se com água e vão a cozer.Depois de cozidos escorrem-se e guarda-se a água . Com um passevite reduzem-se os marmelos a puré .Num tacho deita-se o açúcar e o puré de marmelos  e vai ao lume até a marmelada atingir o ponto estrada .

Receita da geleia:
 Coar a água onde cozeu os marmelos .Numa panela deita a água da cozedura dos marmelos , os caroços e as cascas e vai ao lume até ficarem cozidos . Depois das cascas cozidas, escorre-se a água . Mede-se a água e vai ao lume com o açúcar até reduzir e fazer o ponto estrada .
Para 1 litro de água 500 gr. de açúcar

6 comentários:

  1. Adoro este doce....a marmelada é o Outono no pão!!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. A marmelada é mesmo o outono no pão!
    Então é assim que se faz a geleia de marmelos! Eu adoro geleia e agora já sei! Vou fazer este ano! Que durante o inverno, sabe tão bem nas torradas!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá,somos principiantes na cozinha...Em relação à geleia, os caroços e a casaca passam-se, também, no pass-vite, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois, parece que não, a gelia~é só mesmo água e açucar

      Eliminar
  4. Obrigada, M. Graça! Finalmente encontrei um post com as duas versões de marmelada para esclarecer a confusão! Sempre gostei da marmelada comprada (da reles) e nunca da da minha mãe que era vermelha!

    ResponderEliminar