sábado, 9 de março de 2019

Papas de carolo ou Milharas à Raia Sabugalence

À falta de arroz e com abundância de milho , os beirões desenvolveram as papas de carolo ou milharas como são chamadas na raia Sabugalence .
Trata-se de um doce semelhante ao arroz doce mas feito com carolo de milho ,uma espécie de farinha de milho com a moagem mais grossa .
Antes de ser confeccionado tinha de ficar de molho para sair algum farelo .
E estas eram sem duvida as melhores .

Eu utilizo a semola de milho de pacote com a moagem mais grossa , e já não é preciso ficar de molho , vai direto para a panela .

Receita
Um litro de leite
100 gr . de açúcar
Uma casca de laranja
Uma pitada de sal
Canela para enfeitar
500 ml de água
200 gr.de sêmola de milho

Num tacho colocar a água ,o sal e a casca da laranja.
Adicionar a farinha de milho aos poucos e mexendo sempre para não ganhar grumos , até que a água desapareça completamente .
Adicionar o leite morno , o açúcar,  e sem deixar de mexer deixar cozinhar até ficar com consistência cremosa .
Deitar na travessa e decorar com canela em pó.

9 comentários:

  1. Qual a quantidade de farinha de milho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por esse reparo ,já retifiquei . Sao 200 de sêmola de milho

      Eliminar
  2. Ainda bem que publicou esta receita ,há tantos anos que não como esta sobremesa, que até já me esqueci completamente do sabor.A minha avó costumava fazer umas idênticas,não é de admirar porque também sou natural de uma aldeia dessa região, próxima de Vilar Formoso, concelho de Almeida .

    ResponderEliminar
  3. Great post.thank you so much.Love this blog.

    ResponderEliminar
  4. Graça, estou com saudades das suas receitas...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olá boa tarde...encontrei esta sua receita e lembrou-me um doce que comia às vezes na minha infância e juventude, ao qual chamavam Milharada.Era feito por uma senhora do norte(Figueira de Castelo Rodrigo), eu gostava muito e nunca mais encontrei esse doce.Será o mesmo?...lembro-me que tinha grumos, não era uma massa homogénea tipo puré. E, como estou a fazer neste momento uma dieta sem glúten, parece-me este ser um doce bom a experimentar. Obrigada! :) <3

    ResponderEliminar
  6. Sim, é o mesmo, a pedi a receita hoje à minha mãe e esta receita é igual a nossa ( Escalhao - Figueira de Castelo Rodrigo) a diferença é que esta tem quantidades e a minha mãe as medias é a olho :)

    ResponderEliminar