domingo, 30 de agosto de 2015

Gelado de gelatina

O sabor deste gelado lembra os cones que há a vender nas feiras . A receita tirei do blog manjar de ideias doces  e é delicioso.

Receita .
Um pacote de gelatina a gosto -eu usei de morango
200ml de natas
Uma lata de leite condensado

Fazer uma gelatina conforme as instruções , deixar arrefecer mas sem solidificar . Bater as natas , juntar o leite condensado e bater mais um pouco , por fim adicionar a gelatina já fria .
Deitar o preparado na maquina de gelados por quarenta minutos .


terça-feira, 25 de agosto de 2015

Peixe frito á moda de Aldeia do Bispo do Campo

 Este prato podia se chamar peixe frito á moda da minha mãe , mas sendo ela  de Aldeia do Bispo do campo  concelho de Penamacor, terra de muito boa mão  para cozinha e onde sabem usar os produtos que o campo dá como ninguém  !Atrevo-me a dizer que em Aldeia do Bispo do Campo se saboreia a melhor sopa de feijão verde com segurelha . Dizia ela que não havia aldeia mais linda e asseada ,e que as pedras da calçada falavam  e que riam-se para ela  .A minha tia Reis  a, tia Nazaré ,a tia Maria e a  minha mãe Celeste  nasceram e foram criadas em Aldeia Do Bispo e como todas as gentes desta terra   não fugiram á regra pois eram   excelentes  cozinheiras , lembro que guisavam carne como ninguém  ,e as sopas como tudo o resto eram sublimes . Aprenderam com a melhor de todas , com a mãe delas a minha avó Augusta .
Tenho na memória o  aroma e o sabor da sua comida., e a sopa de tomate que avó fazia ! como seria a receita ? ! Já tentei varias receitas de sopa de tomate mas não consigo nem sequer aproximar-me da dela .
 E que pena eu tenho de não ter aprendido a arte delas  e de não ter feito todas as perguntas que eram a chave de tudo, mas o gosto pela cozinha esse eu herdei .Fica assim a minha singela homenagem á Aldeia do Bispo e á minha família .

Receita :
1- Salpica-se de sal o peixe , passa-se por farinha e frita-se (usei peixe vermelho ).
2-  O óleo onde se fritou o peixe deita-se  fora , e na mesma frigideira deita-se azeite  leva-se a refogar uma cebolo as rodelas ,  um pimento vermelho cortado as tiras , alhos e uma folha de louro. Depois de a cebola estar macia tempera-se com um pouco de sal e adiciona-se vinagre, e deixa-se ferver mais um pouco . Disponha o peixe numa travessa deite todo o preparado em cima .
Use  bastante azeite para refogar a cebola , pois vai servir para regar as batatas e os legumes

  
                                                                                                             Felicidades para todos
                                                                                                                  Maria da Graça Taborda
M

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Bacalhau com natas cremoso

 

Aqui partilho com vocês a minha versão de bacalhau com natas , fica sempre muito bom , rende bastante e é fácil de fazer .Desejo felicidades para todos  aqueles que por aqui passam e exprimir a tristeza de todas as pessoas do Concelho do Sabugal pelo horrível incêndio de que fomos atingidos . A devastação é enorme ,animais queimados os bens   perdidos e que era também o ganha pão das gentes perdeu-se e pior foi perda de uma vida humana . Agora é esperarmos que todas as pessoas que perderam as seus bens que sejam ajudadas pelo poder governamental .  

                                                                                                                          Graça Taborda

1- Fritar as batatas aos cubinhos q.b (não deixar fritar muito )
2- Cozer 2 boas postas de bacalhau com 0,5 l de leite mais ou menos . Depois de cozido lasque o bacalhau e reserve o leite .
3- Num tacho com um fio de azeite  refoge uma cebola grade picada,  dentes de alho e uma folha de louro .
4- Quando a cebola estiver macia adicione o bacalhau e envolva ,deite duas  colheres de sopa de farinha e o leite que reservou e deixe engrossar até ficar um creme macio ( poderá precisar de um pouco mais de leite) polvilhe com pimenta branca e retifique de sal ..
5- Envolva ao preparado as batatas e deite num tabuleiro que possa ir ao forno , cobre-se com um
pacote de natas e com um garfo ajudamos a envolve -las. Por fim polvilha-se com queijo ralado e vai ao forno a gratinar . 
 

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Bolo de ananás " um clássico "

Este bolo é um clássico dos anos 80 , não havia festa em que não estivesse o bolo de ananas de caramelo, era um luxo. E porque um clássico é sinónimo de bom não podia faltar neste meu caderno de receitas .

Receita :
8 ovos  ( gemas e claras separadas )
250 gr. de farinha com fermento
250 gr. de açúcar
1 lata de ananas
4 colheres de sopa de calda do ananas
100gr. manteiga ( a temperatura ambiente )
1 colher de sopa de fermento
A forma tem de ser grande

Batem-se as claras em castelo .
Batem-se as gemas com o açúcar até ficar um creme fofo , deita-se o resto dos ingredientes e continua-se a bater ,por fim adicionam-se as claras só envolvendo .


Caramelo :
180 gr, de açúcar e 3 colheres de sopa de água , Vai ao lume na própria forma até atingir o tom castanho claro e barra-se a forma com o caramelo   . Coloca-se o ananas no fundo da forma e deita-se a massa por cima e vai ao forno durante 35 minutos conforme o f