Este prato podia se chamar peixe frito á moda da minha mãe , mas sendo ela de Aldeia do Bispo do concelho de Penamacor, terra de muito boa mão para cozinha e onde sabem usar os produtos que o campo dá como ninguém !Atrevo-me a dizer que em Aldeia do Bispo se saboreia a melhor sopa de feijão verde com segurelha . Dizia ela que não havia aldeia mais linda e asseada ,e que as pedras da calçada falavam e que riam-se para ela .A minha tia Reis a, tia Nazaré ,a tia Maria e a minha mãe Celeste nasceram e foram criadas em Aldeia Do Bispo e como todas as gentes desta terra não fugiram á regra pois eram excelentes cozinheiras , lembro que guisavam carne como ninguém ,e as sopas como tudo o resto eram sublimes . Aprenderam com a melhor de todas , com a mãe delas a minha avó Augusta .
Tenho na memória o aroma e o sabor da sua comida., e a sopa de tomate que avó fazia ! como seria a receita ? ! Já tentei varias receitas de sopa de tomate mas não consigo nem sequer aproximar-me da dela .
E que pena eu tenho de não ter aprendido a arte delas e de não ter feito todas as perguntas que eram a chave de tudo, mas o gosto pela cozinha esse eu herdei .Fica assim a minha singela homenagem á Aldeia do Bispo e á minha família .
Receita :
1- Salpica-se de sal o peixe , passa-se por farinha e frita-se (usei peixe vermelho ).
2- O óleo onde se fritou o peixe deita-se fora , e na mesma frigideira deita-se azeite leva-se a refogar uma cebolo as rodelas , um pimento vermelho cortado as tiras , alhos e uma folha de louro. Depois de a cebola estar macia tempera-se com um pouco de sal e adiciona-se vinagre, e deixa-se ferver mais um pouco . Disponha o peixe numa travessa deite todo o preparado em cima .
Use bastante azeite para refogar a cebola , pois vai servir para regar as batatas e os legumes
Graça Taborda
Adoro peixe, cada vez mais! Beijinhos
ResponderEliminar