quinta-feira, 28 de abril de 2016

Oreo Butter Cake

Tirei a receita deste bolinho de um blog que é só de coisas  boas , como é o caso deste bolinho ,tirei daqui .http://temperosdaiza.blogspot.pt/. Ficou muito bom mesmo , para a próxima vou fazer mesmo com oreos .Se os adultos gostaram imaginem os miúdos .
                                                                                                                                        


RECEITA :

225 gr. de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicabornato
1/2 colher de chá de sal
85 gr. de manteiga cortada em pedaçinhos
170 gr. de açúcar
2 ovos
1 iogurte natural
1 colher de chá de essência de baunilha
80 gr. de bolachas oreos partidas grosseiramente
5 ou 6 bolachas para decorar

Bati tudo junto e no final envolvi as oreos partidas grosseiramente , deitei a massa na forma e enfeitei com as bolachas .
Vai ao forno pré aquecido  a 180º  durante vinte minutos mais ou menos .
Desenformar depois de frio .

segunda-feira, 25 de abril de 2016

La bella Focaccia

A focaccia é um pão italiano de massa fofa com o sabor do azeite , sal grosso e alecrim ,de expessura ronda os 2cm .
Em vez de alecrim pode usar erva aromática a seu gosto , ou pode cobrir com azeitonas , chouriço , tomate e mozarela , etc .

Ingredientes :
1 saqueta de 11 gr. de fermento seco de padeiro
200 ml de água tépida
320 gr. de farinha tipo 55 sem fermento
1 colher de chá de mel
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de chá de sal fino

Numa taça grande , dissolva o fermento com a água .
Junte a farinha , o mel e o azeite .
Amasse durante 5 minutos , junte o sal e continue a amassar , pode usar a batedeira com o acessório de amassar.
Deite a massa numa taça  untada de azeite e cubra-a com um pano e guarde em local ameno , deixe levedar por cerca de uma hora .
Passado esse tempo unte com azeite um tabuleiro 20x20 e deite sobre ele a massa , empurre a massa com os dedos formando buraquinhos .
Espalhe o alecrim sobre a massa , salpique com sal e um pouco de azeite . Leve ao forno a 200ºC durante cerca de20 minutos .


Nota : Quem tiver máquina de fazer pão ela faz este trabalho todo , selecionar amassar e levedar . depois é só por no forno .

Fonte da receita :
Clara De Sousa do livro A minha Cozinha

sábado, 23 de abril de 2016

Quindim de coco


É simplesmente uma das sobremesas preferidas cá de casa .tirei daqui : http://se7epecados.blogs.sapo.pt/

200 gr. de coco
300 gr. de açúcar
2dl de água
4 ovos
4 gemas


Num tacho junta-se a água e o açúcar , e leva-se ao lume a ferver em lume brando durante 3 minutos. Desligue o fogo e  junte o coco . Deixe arrefecer e junte os ovos inteiros e as gemas e misture muito bem.
Deite o preparado numa forma de buraco bem untada com margarina e polvilhada de açúcar.
Leve ao forno pré aquecido a cozer em banho maria  , a 180º por cerca de 25 minutos .
Deixe arrefecer a forma dentro da água
Desenformar depois de frio .

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Frango á bairrada

 Recebi muitos apelos  para que este cantinho não acabe , para não falar que foi uma exigência dos meus amigos e familiares  para continuar . Pois assim seja , o blog vai continuar , em fogo lento e sem compromissos . Tudo o que aqui partilho são receitas que todos sabemos fazer , não é por ter um blog que faz de mim uma cozinheira de mão cheia !!! , estou sempre a aprender com aqueles que me rodeiam , todos temos um jeitinho nosso que damos aquilo que fazemos.
Aqui mostro a minha maneira de fazer   , vou andando por aqui partilhando, e fico feliz se o blog tiver alguma utilidade para vocês.                                                            Maria da Graça
                                                                                                                                
Fiz assim  :
Num almofariz amassei , cinco dentes de alho, pimenta , banha de porco , um fio de azeite e sal até formar uma papa . Recheei o frango com a papa e cozi a abertura , temperei todo o frango com o mesmo tempero .
Numa assadeira , dispor o frango acompanhado de umas batatinhas as quais adicionei um pouco de sal , um fio de azeite e um pouquinho de água . Vai ao forno até ficar tostado .

Nota : A minha mãe fazia este frango  majestosamente em forno de lenha.   

quinta-feira, 31 de março de 2016

Bolo de aniversário e o fim do blog

E pronto .... chegamos ao fim , esta é a ultima receita que partilho aqui no blog . Agradeço a todos os que partilharam comigo todas as palavras mais gentis ,e desejo a todos muitas  felicidades.
                                                                                                                 Maria da Graça

Receita :
Bolo
6 ovos
250 gr, de açúcar
100 gr. de fécula de batata
3 colheres de sopa de farinha com fermento
1 colher de sopa de fermento
2 colheres de sopa de coco

Bater tudo no liquidificador e deitar em forma untada e enfarinhada , e vai ao forno a 180º por cerca de 25 minutos. Depois de cozido desenformar em de frio, cortar o bolo ao meio e rechear , cobrir o bolo com o restante creme .

Creme :
0,5 l de leite
3 colheres de sopa de farinha custard
3 colheres de sopa de açúcar
1 casca de limão
1 pau de canela
3 colheres de sopa de manteiga

Leve tudo ao lume sempre mexendo com a vara de arames até engrossar e ficar sem grumos.
Enfeitar a gosto
                                                                                                          FIM

domingo, 27 de março de 2016

Esparguete salteado com alho e sardinhas de conserva

Caros amigos , hoje partilho uma receita que me desenrasca muitas e muitas vezes ,primeiro porque é   rápida, segundo porque existem estes ingredientes em qualquer cozinha , terceiro porque é muito bom . Acho até que este prato surpreende pela simplicidade  e que se pode servir mesmo quando se tem visitas . Façam e partilhem comigo a vossa opinião.

Ingredientes :
Esparguete- q.b
latas de sardinha em tomate ou outra -q.b( a receita da foto fiz para duas pessoas e usei uma lata )
Alhos picados -quatro dentes ou cinco( eu uso os alhos amassados )
Uma malagueta
Uma folha de louro
Azeite -q.b

Cozer o esparguete em água e sal , depois de cozido escorrer . Na mesma panela deite um fio de azeite , os alhos , a malagueta e a folha do louro , deixe ferver mas sem queimar os alhos e envolva o esparguete, Deite o esparguete numa travessa e disponha por cima as sardinhas aos pedacinhos e salpique com salsa ou coentros .   
                                                               Muitas felicidades e sejam muito bem vindos
                                                                                                                                 Maria da Graça
 

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Bolo de Inverno

Olá o frio continua,  na cozinha o lume está aceso, e do forno saiu este bolinho que encheu todo espaço com o seu aroma .Aconchegante não é ?.
Pensei e pensei  que ingredientes haveria cá por casa e achei , e não é que todos os ingredientes tiveram um casamento perfeito .Foi feito mais ou menos a olho mas vou tentar escrever a receita para perceberem , é do mais simples que há e ficou modéstia a parte delicioso.
Espero que gostem , e como diria o Grande Raul Solnado FAÇAM O FAVOR DE SEREM FELIZES ,
Maria da Graça

Ingredientes :
Quatro ovos
200 gr. de farinha com fermento mais duas colheres de sopa de sêmola de milho
200 gr, de açúcar
1 iogurte natural
uma medida do copo do iogurte mal cheia de óleo
 "       "        "      "          "         "            " de leite
Nozes -qb.
Marmelada cortada aos cubos mais ou menos 100 gr.
Figos secos cortados em pedacinhos - q.b- foi uma mão cheia deles
1 colher bem cheia de fermento royal

Coloquei tudo no liquidificador menos o fermento que só coloquei no final de estar batido , se não perde a atividade .Colocar a massa em forma de buraco untada e polvilhada de farinha e foi a cozer em forno pré aquecido a 180º por cerca de vinte e cinco minutos mais ou menos.Para o bolo ficar mais apelativo aos olhos enfeitei com compota ,fica ao critério
.
                                      

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Bolo de iogurte com cobertura de geleia e nozes


 

 Hoje o dia aqui no Sabugal já nos mostrou todas as suas caras, nevou ,choveu , fez sol ,voltou a nevar e claro que o tempo se tornou num pretexto para fazer um bolinho  " até parece que eu preciso de pretextos para ligar o forno ". O bolo é o bolo de iogurte com um toque daqui  outro toque dali  , mas ficou muito bom e já aqui fica apontada a receita para o poder fazer mais vezes .
Receita :
3 ovos
200gr. de açúcar
2oogr. de farinha tipo 55 com fermento e duas colheres de soe levei a aquecer para poder espalhar melhor  , pode no entanto usar outro tipo de geleia ou até compota a gosto.pa de sêmola de milho
Duas colheres de sopa de coco
Dois iogurtes de aromas ( era o que havia no frigorifico)
Um copo de iogurte com metade de azeite e metade de óleo
 Uma colher de chá de fermento em pó
Bater tudo no liquidificador  deitar a massa em forma untada de manteiga e polvilhada de canela , vai a cozer em forno pré aquecido a 180º, até fazer o teste do palito e este sair seco .
Depois de desenformado cobri com ,geleia de marmelo e polvilhei nozes .
Nota : Diluí três colheres de sopa de geleia num pouquinho de água

Graça

sábado, 9 de janeiro de 2016

Bolos da Dona Maria Catita

E não é que estes bolos estão mesmo a pedir  uma caneca de café ... A receita destes bolinhos são da mãe de um colega meu, ele  deu -me os bolinhos a provar e como gostei muito pedi logo descaradamente a receita . Fiz e ficaram muito bons mesmos , claro que só se aproximam dos da dona Maria que são feitos em forno de lenha , e está claro da experiência.
A Dona Maria Catita faz o melhor pão caseiro cozido em forno de lenha que eu já comi  , decerto que aprendeu com sua mãe que tinha fama de guisar cabrito como ninguém  , era na casa do Ti Catito em Malcata que se comia essa iguaria . Lembro-me muito bem do ti Catito que era grande amigo de meu  pai e ambos gostavam de uma boa farra no bom sentido... , quando estavam juntos era só risada  , a mim chamava-me Silvita porque o meu pai era Silva  , ainda hoje os meus irmãos contam  histórias engraçadas deles .
E com pretexto de partilhar a receita destes bolos , lembrei e homenageei singelamente o  Ti Catito de Malcata e o meu pai o Ti Silva .

Receita :
12 ovos
1 kl. de açúcar
2 kl. de farinha branca de neve com fermento (Tem de ser branca de neve )
Metade de um pacotinho de bicarbonato
1 copo de leite
1 copo de azeite
Sumo de duas laranjas
1 cálice de aguardente

Bate-se muito bem o açúcar e os ovos ,depois juntam-se os outros ingredientes  e bate-se mais um pouco até ficar uma massa lisa mas consistente . Num tabuleiro enfarinhado deitam-se colheradas de massa ( os montinhos de massa espaçados uns dos outros ) e vai a cozer em forno pré aquecido a 200º até estarem dourados.

Nota : Esta receita rende muitos bolos,querendo pode fazer-se metade da receita .

















sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Bacalhau com bechamel e espinafres

 Faço votos de um ano de muita saúde , paz e trabalho . Desejo-vos também que façam bons cozinhados e que partilhem aquele jeitinho que cada um de nós tem de fazer uma receita . Pois é na partilha que o meu blog tem  razão de existir ,  não ensino nada a ninguém apenas partilho  o que outros já partilharam comigo.   
Deixo esta receita de bacalhau que vinha numa revista da telé- culinária bem antiga , e que é delicioso, atrevo-me a dizer que este bacalhau estava ao nível de o melhor restaurante . Pode ser preparado umas horas antes da refeição e depois é só ir ao forno na hora de o comer .

Receita :
Duas postas de bacalhau cozidas e lascadas
Batatas fritas cortadas aos cubinhos pequenos - q.b
Uma cebola grande cortada as rodelas
Cinco dentes de alho amassados
Espinafres cozidos - q.b
Uma cenoura grande ralada
Um pacote de queijo ralado ( Usei a marca limiano , muito bom e é português )
500gr. de bechamel- Usei  de compra  da marca Dia ( optei comprar para poder ganhar tempo para fazer outras coisas . ).

Num tacho e com um fio  generoso de azeite levar as cebolas a refogar em fogo lento , quando a cebola estiver quase amolecida adiciona-se a cenoura ralada e os alhos .
Quando estiver o refogado pronto deitam-se as lascas do bacalhau e os espinafres  e envolve-se.
Com o lume no mínimo adiciona-se o bechamel, reservando um pouquinho para a cobertura .
Já com o fogo desligado envolvem-se as batatas ao recheio .
Deita-se o preparado num tabuleiro que possa ir ao forno e cobre-se com bechamel e queijo ralado . Vai ao forno até ficar gratinado .



                                                                                                     Com todo carinho
                                                                                                                          Maria da Graça          

domingo, 6 de dezembro de 2015

Bolo Raínha

Este bolo estava muito fofo ,  bem guarnecido de frutos secos  e estava delicioso !!!
Mais uma sugestão das farinhas para brioche da BRANCA DE NEVE http://lusitana.pt/canais.asp?id_canal=140.
Desejo a todos um FELIZ NATAL CHEIO DE SAÚDE E PAZ .
Na maquina de fazer pão adicionei a água e a farinha , conforme as instruções da embalagem  . Programei para o programa massas que amassa e leveda  Quando maquina começa a trabalhar ao fim de um tempo ela irá apitar avisando que está na hora de adicionarmos  os frutos secos neste caso .
No final do programa transferi a massa para um tabuleiro forrado com tapete silicone , fiz um buraco no meio, pincelei a superfície com gema de ovo ,  e para o buraco não se fechar ao cozer coloquei dentro uma tacinha . enfeitei com frutos secos e açúcar em pó , foi ao forno pré aquecido a 180º por 25 minutos mais ou menos . Depois de cozido pincelei o bolo com um pouco de geleia  e voltei a polvilhar com açúcar em pó.
NOTA : Pode ser feito sem máquina é só seguir as instruções da embalagem .
NOTA : Misturar a geleia num pouco de água e aquecer , e pincelar o bolo depois de cozido para dar brilho .
Ingredientes :
5oo gr. de farinha para brioche da BRANCA DE NEVE
Nozes , amêndoas, passas -qb.
Açúcar em pó - qb



I

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Pão de Deus

 
 
 
 
 


Esta é uma receita que faz muito  sucesso ,é sempre para mim uma boa opção para fazer uma oferta , pois agrada mesmo aqueles que gostam pouco de doces . esta farinha é muito versátil e  pode fazer-se umas quantas receitas diferentes, incluindo bolo rei .Pode fazer-se na maquina do pão ou manualmente .


Receita :
 0,5 kl de farinha para brioche  da marca branca de neve http://lusitana.pt/canais.asp?id_canal=140





 Fazer conforme as instruções  da embalagem  .
Na maquina do pão deitar a farinha e a água  e  programar o programa massa , a máquina irá amassar e levedar . Não tendo máquina  amassa-se manualmente conforme as instruções da embalagem .
No final do programa retira-se a massa e coloca-se numa assadeira forrada de papel vegetal e ajeita-se a massa com as mãos .
Coloca-se por cima a seguinte cobertura :
1 ovo
80 gr. de coco
80 gr. de açúcar
Mexer todos os ingredientes com uma colher de pau e cobrir a massa .
Vai ao forno pré aquecido a 180º por 30 a 35 minutos .
Não gostando de coco pode cobrir  da mesma maneira mas sem coco.
Quando vai ao forno coloca-se por cima folha de alumínio que se retira no meio da cozedura.

domingo, 22 de novembro de 2015

Bolo de farinha de coco

 Olá a todos os que passam  aqui neste cantinho , sei que estou em falta e hoje vou partilhar a receita deste bolinho muito simples , aliás como são todas as receitas deste blog.
Os dias frios estão de volta e apetece ligar o forno espalhando o aroma de um bolinho acabado de cozer .Aqui fica a maneira como confecionei este bolinho e desejo-vos  felicidades , muita saúde e bons cozinhados . 

Receita :
4 ovos
200 gr, de açúcar
200 gr. de farinha tipo 55 com fermento
4 colheres de sopa de farinha de coco
200ml de leite morno
100 gr. de coco
1 colher de sopa de fermento em pó

Bater todos os ingredientes e deitar em forma untada e enfarinhada , vai ao forno a 180º por mais ou menos 25 minutos .
Desenforma-se em morno e joga-se em cima caramelo líquido e salpica-se de coco , formando uma crosta crocante muito agradável .

Eu fiz o caramelo , no entanto também fica bom com o de compra .   


domingo, 6 de setembro de 2015

Bolo de chocolate e compota de cereja


Este bolo ficou  delicioso e foi aprovadíssimo por todos.   Um bolo húmido , fofo e muito chocolatérrimo!!! foi servido de sobremesa com uma bola de gelado !

Ingredientes :
ovos
farinha
açúcar
chocolate em pó
leite
fermento em pó
chocolate em barra
manteiga
óleo
água


Bolo :
5 ovos
250 de farinha com fermento para bolos
2oo gr. de açúcar
150 ml. de água morna
1oo ml. de óleo
5 colheres de sopa de chocolate em pó
I colher de sobremesa cheia de fermento
Um frasco pequeno de compota de cereja
BATER TUDO JUNTO E VAI AO FORNO EM FORMA UNTADA E ENFARIHNHADA A 180ºATÉ FAZER O TESTE DO PALITO ,  ( A FORMA É SEM BURACO E Nº 24 ).

Creme para o recheio :
5 colheres de sopa de chocolate
 3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sobremesa de farinha maizena
2 colheres de sopa de açúcar
150 ml. de leite
VAI NUM TACHINHO AO LUME ATÉ FICAR UM CREME .
Com a ajuda de uma faca corta-se o bolo em duas rodelas e recheia-se levemente com compota de cereja ou frutos vermelhos , deita-se o creme de chocolate em cima e tapa-se com a outra rodela do bolo .

Cobertura :
100 gr. de chocolate de barra
3 colheres de manteiga
200ml .de leite
NUM TACHINHO LEVAR AO LUME A DERRETER O CHOCOLATE ATÉ FICAR UM CREME LISINHO .COBRE-SE O BOLO TODO ,




domingo, 30 de agosto de 2015

Gelado de gelatina

O sabor deste gelado lembra os cones que há a vender nas feiras . A receita tirei do blog manjar de ideias doces  e é delicioso.

Receita .
Um pacote de gelatina a gosto -eu usei de morango
200ml de natas
Uma lata de leite condensado

Fazer uma gelatina conforme as instruções , deixar arrefecer mas sem solidificar . Bater as natas , juntar o leite condensado e bater mais um pouco , por fim adicionar a gelatina já fria .
Deitar o preparado na maquina de gelados por quarenta minutos .


segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Bacalhau com natas cremoso

 

Aqui partilho com vocês a minha versão de bacalhau com natas , fica sempre muito bom , rende bastante e é fácil de fazer .Desejo felicidades para todos  aqueles que por aqui passam e exprimir a tristeza de todas as pessoas do Concelho do Sabugal pelo horrível incêndio de que fomos atingidos . A devastação é enorme ,animais queimados os bens   perdidos e que era também o ganha pão das gentes perdeu-se e pior foi perda de uma vida humana . Agora é esperarmos que todas as pessoas que perderam as seus bens que sejam ajudadas pelo poder governamental .  

                                                                                                                          Graça Taborda

1- Fritar as batatas aos cubinhos q.b (não deixar fritar muito )
2- Cozer 2 boas postas de bacalhau com 0,5 l de leite mais ou menos . Depois de cozido lasque o bacalhau e reserve o leite .
3- Num tacho com um fio de azeite  refoge uma cebola grade picada,  dentes de alho e uma folha de louro .
4- Quando a cebola estiver macia adicione o bacalhau e envolva ,deite duas  colheres de sopa de farinha e o leite que reservou e deixe engrossar até ficar um creme macio ( poderá precisar de um pouco mais de leite) polvilhe com pimenta branca e retifique de sal ..
5- Envolva ao preparado as batatas e deite num tabuleiro que possa ir ao forno , cobre-se com um
pacote de natas e com um garfo ajudamos a envolve -las. Por fim polvilha-se com queijo ralado e vai ao forno a gratinar . 
 

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Bolo de ananás " um clássico "

Este bolo é um clássico dos anos 80 , não havia festa em que não estivesse o bolo de ananas de caramelo, era um luxo. E porque um clássico é sinónimo de bom não podia faltar neste meu caderno de receitas .

Receita :
8 ovos  ( gemas e claras separadas )
250 gr. de farinha com fermento
250 gr. de açúcar
1 lata de ananas
4 colheres de sopa de calda do ananas
100gr. manteiga ( a temperatura ambiente )
1 colher de sopa de fermento
A forma tem de ser grande

Batem-se as claras em castelo .
Batem-se as gemas com o açúcar até ficar um creme fofo , deita-se o resto dos ingredientes e continua-se a bater ,por fim adicionam-se as claras só envolvendo .


Caramelo :
180 gr, de açúcar e 3 colheres de sopa de água , Vai ao lume na própria forma até atingir o tom castanho claro e barra-se a forma com o caramelo   . Coloca-se o ananas no fundo da forma e deita-se a massa por cima e vai ao forno durante 35 minutos conforme o f

domingo, 10 de maio de 2015

Bacalhau com miolo de camarão


 Agradeço a todos os que não desistem de visitar esta modesta cozinha  , e que me dão o prazer de poder partilhar convosco receitas  que podem servir de inspiração  . Quanto a este bacalhau posso dizer que estava muito bom ,  façam e comprovem ! cá em casa gostamos muito !

Receita :
2 postas de bacalhau cozidas e lascadas
500 gr. de miolo de camarão
Batatas aos cubos pequenos  cozidas com um pouco de sal
Uma cebola grande e cortada em meias luas
Pimentos vermelhos q.b
Dentes de alho
Coentros , pimenta , sal e açafrão
ovos cozidos -3
Uma cenoura grande ralada

Cozem-se as batatas e os ovos, depois de cozidas escoam-se. No mesmo tacho cozem-se as postas do bacalhau e depois de cozido lasca-se .Leve o tacho ao lume com azeite,  a cebola , alhos ,pimentos , a cenoura e uma folha de louro . Quando tudo estiver macio acrescente o miolo de camarão e o bacalhau, tempere com    pimenta , açafrão ( uma colher de chá ) . coentros e rectifique de sal . Num tabuleiro de forno  deitam-se as batatas cozidas no fundo e por cima o recheio  , vai ao forno até estar ficar dourado , enfeita-se com ovos cozidos . Espero que gostem e felicidades para todos que visitam este cantinho .

sábado, 14 de março de 2015

Pudim flan caseiro

Ingradientes :
12 ovos
1 litro de leite
10 colheres de açúcar
meia carcaça
Caramelize a forma de pudim  , e leve ao lume o leite , o açúcar e a casquinha do limão até levantar fervura .Retire do lume , retire a casquinha do limão, junte a meia carcaça e triture muito bem com a varinha mágica.
Numa taça bata grosseiramente os ovos. Junte ao leite e passe mais um pouco com a varinha mágica. Verta na forma caramelizada e tape-a . Coloque água na panela de pressão até ficar a meia altura da forma.Leve ao lume e cozinhe durante 15 minutos (conte o tempo a partir do momento em que a válvula de vapor começa a rodar ) .Passado esse tempo desligue o lume e deixe arrefecer o pudim dentro da panela e desenforme depois de frio .

Caramelo . ( o caramelo pode ser de compra )
150 gr de açúcar
5 colheres de sopa de água
Levar ao lume dentro da fora até ficar com cor castanha

Fonte : Clara de Sousa de A MINHA COZINHA

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Tapioca da minha mãe

 Tapioca é das sobremesas mais corriqueiras cá de casa , a que minha mãe fazia era sublime !!! Aprendi a fazer esta  receita com ela e também fica muito boa , mas a da minha mãe era superior !  

Receita :
Meio litro de leite
3 colheres de sopa de tapioca
1 gema de ovo
Açúcar a gosto - usei 4 colheres de sopa
1 casquinha de laranja

Deitar a tapioca de molho no minimo 3 horas . Num tachinho levar o leite ao lume e quando ferver deitar a tapioca e em lume brando cozer a tapioca com a casca de laranja . Quando começar a ficar cremosa adicionar o açúcar e mexer mais um pouco . fora do lume deitar uma gema de ovo dissolvida num pouquinho leite para o ovo não talhar e volta uns segundos ao lume .Ela irá ficar cremosa mas não muito grossa , depois de fria ela embastesse ,