Uma boa sugestão para acompanhamento de um arroz ou simplesmente com uma bela salada . A receita é mais ou menos a olho mas muito simples e rendem bastante .
Receita :
5 ovos
farinha q b
1 pacote de delicias do mar partidas aos pedaços pequeninos
salsa q.b
2 dentes de alho esmagados
1- Batem-e os ovos com a farinha até ficar sem grumos.
2 - A massa não pode ficar rala ,neste caso adiciona-se mais farinha se ficar espessa demais pode acrescentar um pouco de água .
3 - Adiciona-se a massa as delicia , salsa e o alho e envolve-se tudo muito bem. Não usei sal .
4 - Fritar as colheradas ( colher de sopa ) de massa em óleo bem quente .
sexta-feira, 5 de julho de 2013
sábado, 22 de junho de 2013
Tarte de coco
Agradeço a partilha da receita desta deliciosa tarte à minha colega Isabel Rasquete .esta tarte foi muito apreciada por todos , bem haja Isabel.
Receita :
1 massa folhada
200 gr. de açúcar
200 gr. de coco
1 lata de leite de coco
4 ovos inteiros
1- Forra-se uma tarteira de fundo amovivél
2 -Batem-se todos os ingredientes e deita-se por cima da massa folhada , vai a cozer a 180º até a tarte estar tostadinha .Só isto !!! simples e tão boa .
segunda-feira, 10 de junho de 2013
Bolo de vinagre húmido
A receita deste bolo já existe aqui no blog , mas desta vez fiz a receita menor e cozi o bolo em forma de chaminé , foi para oferecer e quem provou gostou muito . O vinagre ajuda o bolo a ficar mais fofo !
Fica húmido e com sabor a limão !
Receita
4 ovos
250 gr. de farinha
200 gr. de açúcar
meia chávena de óleo
1 colher de sobremesa de pó royal
2 colheres de sopa de vinagre
Bate-se tudo junto e vai a cozer a 180º em forno pré aquecido numa forma untada com margarina .
Depois de cozido desenforma-se e rega-se com a seguinte calda .
3 colheres de sopa de açúcar
40 cclheres de sopa de leite
4 colheres de sopa de margarina
raspa de 1 limão grande
Vai a ferver até estar tudo dissolvido , rega-se o bolo e salpica-se com coco ralado
Etiquetas:
bolo de vinagre,
bolos
quinta-feira, 30 de maio de 2013
Torta de cenoura
Esta torta é uma delicia , façam e comprovem !!!
Receita :
500 gr. de cenoura
300 gr. de açúcar
4 ovos
raspa e sumo de uma laranja
1oo gr. de farinha
1 colher de chá de fermento
Cozem-se as cenouras com um pau de canela , depois das cenouras cozidas retira-se o pau de canela e reduzem-se a puré (pode ser com a varinha magica ) .Batem-se os ovos com o açúcar e adiciona-se a farinha e o fermento,a raspa e o sumo da laranja e mistura-se tudo .
Forra-se um tabuleiro com papel vegetal e unta-se bem com margarina , vai a cozer a 180º durante 15 minutos ( não cozer muito para não secar ) , desenforma-se em cima de um pano polvilhado de açúcar e enrola-se com a ajuda do pano .
Receita :
500 gr. de cenoura
300 gr. de açúcar
4 ovos
raspa e sumo de uma laranja
1oo gr. de farinha
1 colher de chá de fermento
Cozem-se as cenouras com um pau de canela , depois das cenouras cozidas retira-se o pau de canela e reduzem-se a puré (pode ser com a varinha magica ) .Batem-se os ovos com o açúcar e adiciona-se a farinha e o fermento,a raspa e o sumo da laranja e mistura-se tudo .
Forra-se um tabuleiro com papel vegetal e unta-se bem com margarina , vai a cozer a 180º durante 15 minutos ( não cozer muito para não secar ) , desenforma-se em cima de um pano polvilhado de açúcar e enrola-se com a ajuda do pano .
Etiquetas:
bolos,
torta de cenoura
domingo, 12 de maio de 2013
Pudim de peixe
Uma refeição ótima para os dias quentes que se avizinham , ou para aproveitar restos de peixe .Esta receita existe já algum tempo em minha casa pois faz parte do livro de receitas da Laura Santos ( A mulher na sala e na cozinha ) um livro dos anos 40 que guardo religiosamente .
Receita :
4 filetes de pescada ( ou restos de de peixe ) cozidos e desfeitos
2 fatias de pão sem côdea
leite - q .b
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
salsa q.b
1 tomate maduro partido aos pedaçinhos
2 ovos
sal , pimenta -q.b
Amolece-se o pão no leite , faz um refogado com um fio de azeite , cebola e alho. Quando a cebola estiver macia acrescenta -se o tomate e refoga mais um pouquinho , junta-se o peixe , a salsa e o pão que já embebeu o leite , envolve-se tudo muito bem com a colher de pau para desfazer o bem o pão e retificam-se os temperos de sal e pimenta . No final com o lume já apagado adiciona-se os ovos e envolve-se rápido . Unta-se uma forma de buraco com margarina e polvilha-se com pão ralado ( eu cozi num pirex , não desenformei )
Vai a cozer em forno a 200º por vinte minutos . Desenforma-se morno e come-se frio acompanhado de uma salada e quem gostar pode usar maionese em cima da fatia do pudim.
Receita :
4 filetes de pescada ( ou restos de de peixe ) cozidos e desfeitos
2 fatias de pão sem côdea
leite - q .b
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
salsa q.b
1 tomate maduro partido aos pedaçinhos
2 ovos
sal , pimenta -q.b
Amolece-se o pão no leite , faz um refogado com um fio de azeite , cebola e alho. Quando a cebola estiver macia acrescenta -se o tomate e refoga mais um pouquinho , junta-se o peixe , a salsa e o pão que já embebeu o leite , envolve-se tudo muito bem com a colher de pau para desfazer o bem o pão e retificam-se os temperos de sal e pimenta . No final com o lume já apagado adiciona-se os ovos e envolve-se rápido . Unta-se uma forma de buraco com margarina e polvilha-se com pão ralado ( eu cozi num pirex , não desenformei )
Vai a cozer em forno a 200º por vinte minutos . Desenforma-se morno e come-se frio acompanhado de uma salada e quem gostar pode usar maionese em cima da fatia do pudim.
Etiquetas:
Pudim de peixe
domingo, 28 de abril de 2013
Bavaroise de morangos
Esta bavaroise é do livro da jornalista Cara de Sousa , pode ser servida assim simples ou com molho de morangos , a gelatina assenta no fundo e quando se vira para o prato fica com este efeito muito bonito

1 pacote de gelatina de morango
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de maisena
3 ovos
meio litro de leite
Coloque o leite num tacho a aquecer e passe a forma da bavaroise por água fria. Entretanto bata as gemas com o açúcar e a maisena até ficar cremoso.
Verta este preparado no leite quente e deixe engrossar ao lume mexendo sempre. Quando levantar fervura retire do lume e junte o pacote da gelatina, mexa bem para envolver e deixe arrefecer um pouco.
Bata as claras em castelo , envolva-as na mistura que esteve ao lume e deite na forma .
Desenforme para um prato e decore com morangos ou com molho de morangos .
Molho de morangos - OPÇÂO
Vai ao lume um pouquinho de morangos com duas colheres de sopa de açúcar até ficar cremoso e os morangos desfeitos , depois de arrefecidos deita-se em cima da bavaroise .
Etiquetas:
bavaroise,
sobremesas
sábado, 20 de abril de 2013
Queques de chouriço
Estes queques podem ser feitos com restos de carne , bacon , etc.Fazem-se num instante e são muito bons para um lanche ou até mesmo como refeição acompanhados de uma bela salada .
Receita :
200gr de chouriço cortado miudinho
2 ovos
salsa
150 ml de leite
200gr de farinha
1 colher de chá de fermento
Mexer tudo muito bem até não haver grumos , adicionar o chouriço e envolver muito bem . Deitar nas formas e vão ao forno a 180º por quinze minutos no meu forno ou até estarem douradinhos. As minhas formas são de silicone não precisam untadas .
Etiquetas:
Queques de chouriço
domingo, 14 de abril de 2013
Sobremesa boca Doce
Este doce não será novidade para ninguém ,mas merece destaque aqui no blog pela sua simplicidade e porque é muito gostoza
1 pacote de pudim de caramelo BOCA DOCE
bolachas - 10
1 pacote de natas batidas com 3 colheres de sopa de açúcar
café - q.b
Caramelo liquido de compra
Fiz o pudim conforme as instruções . No fundo de uma taça dispõem-se as bolachas demolhadas no café e deita-se por cima o pudim acabado de fazer . Depois de frio cobre-se com as natas e decora-se com caramelo liquido e bolacha esfarelada .Espero que gostem
Etiquetas:
doces,
doces de colher,
sobremesas
sábado, 30 de março de 2013
Queijada de iogurte
Esta queijada é muito famosa nos blogs que sigo ,chamam-na de delicia de iogurte. Já a fiz algumas vezes , pois é uma boa opção para gastar os iogurtes que vão ficando no frigorifico . O aroma é ao nosso gosto ou o que há no frigorifico ,mas se for comprar para fazer esta delicia compro naturais .
Ingredientes :
4 iogurtes (usei três , era o que tinha )
200 gr. de açúcar
1oo gr. de farinha
2 ovos
Envolver tudo muito bem , e vai a cozer em forma untada a 180º até ficar douradinha . Desenformar depois de fria .( eu não desenformo porque faço em tarteira de barro vidrado e fica bonita na mesa ).
Desejo a todos os que aqui passam uma Santa Páscoa e muita esperança numa vida melhor .
Graça
Etiquetas:
Queijada de iogurte,
queijadas,
tartes
segunda-feira, 25 de março de 2013
Esparguete salteado com miolo de camarão
Olá , deixo aqui uma sugestão para uma refeição muito saborosa e muito leve.Muito facil e rápida de confeccionar e fica muito elegante na mesa .Tenho pena Cristiana que tu não possas comer esta receitinha , já que és alergica ao camarão , beijinhos .
Receita :Massa q.b - uso 100 gr. por pessoa
Miolo de camarão - q.b
Delicias do mar - q.b
3 dentes de alho picados
1 pitada de piripiri
coentros
Alho em pó
1- Deita-se azeite numa sertã , alhos , piripiri e vai a ferver com cuidado para não queimar os alhos , adiciona-se o miolo de camarão ( deitei -o congelado),as delicias e polvilha-se com alho em pó e os coentros . Fica ao lume até engrossar o molho .
2- A este preparado de camarão adiciona-se o esparguete já cozido e escorrido , e mistura-se tudo dando uma salteada .
Desejo a todos uma boa Páscoa , cheia de saúde e muita esperança num futuro melhor para nós e para todos os jovens.
Etiquetas:
Esparguete com camarão,
massas
sábado, 16 de março de 2013
Bolo pudim de iogurte
1 iogurte natural
2 medidas do iogurte de açúcar
3 medidas do iogurte de farinha
3 ovos
1 copo do iogurte de óleo
1 pitada de fermento
Batem-se todos os ingredientes e deita-se a massa numa forma untada de caramelo liquido , por cima da massa com cuidado deita-se o pudim , vai ao forno a 180º por cerca de 30 minutos .( Não se esqueça o pudim vai sempre em cima da massa )
Pudim :
Meio litro de leite
3 ovos
1 colher de sobremesa de farinha maizena
açúcar a gosto
Caramelo :
5 colheres de sopa de açúcar
Deita-se o açúcar na forma e vai ao lume até ficar castanho claro e barra-se toda a forma.
domingo, 10 de março de 2013
Tigelada de leite condensado
Esta é a receita do pudim de leite condensado , cozido em banho maria na panela de pressão.Resolvi coze-lo na púcara de barro e ir ao forno , e ficou com o sabor de tigelada. Muito simples e muito boa .
1 lata de leite condensado
2 latas de leite normal
4 0vos
caramelo liquido ( usei de compra )
Mexer muito bem todos os ingredientes e deitar numa púcara de barro caramelizada ,vai ao forno durante 20 minutos ou até ficar tostadinha.
.Obrigada a todos pela visita e espero que gostem .
Etiquetas:
doces de colher
domingo, 3 de março de 2013
Bolo que vai ao forno já recheado , o meu bolo de aniversário
Só costumo publicar aqui no blog receitas que eu gostei e que foram apreciadas por todos . E este bolo gostei muito , mas mesmo muito !!! os que comeram sabem do que estou a falar . Ao contrário do que possa parecer por causa dos ingredientes o bolo não é enjoativo e nem muito doce . Aconselho a todos a experimentarem que não se vão arrepender .Bolo bastante original que vai já recheado ao forno , o que nos tira trabalho de estar a cortar e rechear . Foi este o meu bolo de aniversário , a receita tirei de um blog que gosto muito o da Soraia Silva .
Como se faz :
Massa :3 ovos ( gemas e claras separadas )
150 ml de leite
100 ml de óleo
190 gr. de açúcar
50 gr. de chocolate em pó
1 colher de sobremesa de fermento
170 g. de farinha
Recheio :
1 lata de leite condensado
2 latas de leite normal ( a medida é a lata do leite condensado )
2 gemas
3 colheres de farinha maizena
1 pacote de natas
Cobertura :
Chocolate em tablet - metade da barra
1 pacote de natas
!- Começar por fazer o recheio ,.leve ao lume todos os ingredientes até engrossar e deixe arrefecer completamente .
2-Bata todos ingredientes da massa , adicione as claras batidas em castelo no final e envolva
3 - Deite metade da massa numa forma untada com margarina e enfarinhada . Por cima da massa deita-se o recheio com muito cuidado . O recheio é deitado com um saco de pasteleiro e sempre no centro da massa com cuidado de o creme não bater na borda da forma. Deita-se a outra metade da massa por cima e vai ao forno a 180º por cerca de 30 minutos se tanto.
4- Desenforme o bolo quando estiver frio e cubra-o com o ganache .
Ganache - Vai ao lume as natas e o chocolate até formar um creme liso e cremoso
PS:-A forma tem de ser grande ( 26 de diametro e funda )
domingo, 17 de fevereiro de 2013
Bolo de farinha de arroz
Olá , este é um dos bolos preferidos cá de casa e reparei agora que ainda não o tinha postado aqui na cozinha , de um sabor magnifico devido à farinha de arroz , que além do sabor que lhe confere lhe dá também uma textura fofa.
Receita :
3 ovos grandes
1 copo de iogurte de baunilha (pode ser natural mas prefiro o de baunilha )
2 copos do iogurte de açúcar
1 copo do iogurte de farinha com fermento para bolos
2 copos do iogurte de farinha de arroz ( marca globo e encontra-se na prateleira junto da tapioca ,fécula de batata , etc .)
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 copo do iogurte de óleo
Batem-se muito bem todos os ingredientes , deita-se a massa numa forma untada e enfarinhada . Quando a massa já está dentro da forma é que se polvilha generosamente com açúcar ( o açúcar vai dar -lhe uma crosta muito saborosa ) vai ao forno mais ao menos 20 minutos ou faça o teste do palito . Desenformar depois do bolo estar frio .
PS :
O açúcar deita-se por cima da massa
Receita :
3 ovos grandes
1 copo de iogurte de baunilha (pode ser natural mas prefiro o de baunilha )
2 copos do iogurte de açúcar
1 copo do iogurte de farinha com fermento para bolos
2 copos do iogurte de farinha de arroz ( marca globo e encontra-se na prateleira junto da tapioca ,fécula de batata , etc .)
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 copo do iogurte de óleo
Batem-se muito bem todos os ingredientes , deita-se a massa numa forma untada e enfarinhada . Quando a massa já está dentro da forma é que se polvilha generosamente com açúcar ( o açúcar vai dar -lhe uma crosta muito saborosa ) vai ao forno mais ao menos 20 minutos ou faça o teste do palito . Desenformar depois do bolo estar frio .
PS :
O açúcar deita-se por cima da massa
domingo, 27 de janeiro de 2013
Frango assado em sal no forno
Antes de ir ao forno
Aqui foi antes de virar , e voltou novamente ao forno .Não deixem de fazer este franguinho , rápido , delicioso e sequinho pois a gordura fica toda absorvida no sal . Vi esta receita no blog Coisas doces da Felismina e ficou - me logo debaixo de olho.Espero que gostem desta receita , e mando um abraço a todos decendentes do Concelho do Sabugal que vivem fora e que tanto gostam de visitar o meu blog ,
Receita .
1 frango cortado ao meio sem separar .
Sal - qb ( gastei mais ao menos meio quilo )
No fundo da assadeira dispõe-se o sal e em cima o frango com a pele virada para cima , depois de estar tostadinho vira-se e volta a ir ao forno . Vai ao forno mais ao menos 1 hora a 200º.
Etiquetas:
frango assado em sal no forno
domingo, 23 de dezembro de 2012
Sonhos
Podem nos tirar tudo , mas os sonhos ... esses ninguém nos tira ! mais que não seja na mesa do Natal !!! Feliz Natal a todos e um melhor 2017
i chávena de farinha ( a minha chávena tem a capacidade de 150ml , fiz 30 sonhos )1 chávena de água
70 gr. de margarina
1 casca de laranja ou de limão
1 pitada de sal
açúcar para polvilhar
4 ovos
1-Ferver a água com a casca ,margarina
Receita
1 chávena e a pitada de sal , deitar de uma só vez a farinha e mexer até formar uma bola que se despegue do tacho ( tal qual a massa dos rissois ) desligar o fogão e deita-se a massa num alguidar para arrefecer .
2-Adiciona-se os ovos à massa , um a um batendo sempre a cada adição
.
3-Fritam-se em fogo lento , deitam-se no óleo colheradas de massa (colher de sobremesa ) deitar poucos de cada vez pois crescem muito .Quando estão a fritar vão se picando com uma agulha do croché ou com um palito grande . Depois de fritos passam-se por açúcar ou por uma mistura de canela com açúcar
Nota : Sempre em fogo lento para não ficarem crus por dentro e crescerem .
FELIZ NATAL E BONS SONHOS
domingo, 16 de dezembro de 2012
Coscorões de Natal
Apesar da tristeza que abala o nosso País , com tantas pessoas a passarem necessidades , com tanto desemprego , com a geração mais qualificada de sempre a deixar o nosso País , com crianças a irem para a escola com fome , tantos animais abandonados e maltratados , etc.
Como podemos ser felizes quando tudo isto acontece ???
Vamos pedir a Deus que nos abençoe e que tenhamos esperança em que tudo melhore , que todo ser humano e todos os animais tenham uma vida digna que não sofram. . Feliz natal com saúde e trabalho para todos. Deixo uma receita de coscorões que são uma maravilha
5 0vos
500 gr. de farinha ( usei marca dia para bolos com fermento
50 gr. de açúcar
2 colheres de sopa de margarina a temperatura ambiente
2 laranjas raspa e sumo
uma pitada de sal
20 gr . de fermento de padeiro diluído num pouquinho de água morna
1 calice de aguardente
0,7 dl. de azeite
Bater todos os ingredientes com a vara de arames , depois de tudo bem batido é hora de sujar as mãos adicionando mais farinha até ficar uma massa elástica sem se pegar nas mãos . Deixe repousar 1 hora coberta de um pano . Polvilhe a bancada com um pouco de farinha e com o rolo estenda a massa bem fina e
com uma faca corte aos pedaços . Faça 2 golpes com a faca em cada pedaço,Frite os pedaços em óleo bem quente. Escorra-os em papel absorvente e polvilhe com açúcar e canela..
Que o Novo Ano traga boas soluções para os que sofrem , FELIZ NATAL
sábado, 24 de novembro de 2012
Tarte de maçã da Clara de Sousa
4 maçãs reinetas
1 colher de sopa de água
1 colher de sopa de margarina
180 gr. de açúcar
3 gemas
Forre uma tarteira de fundo amovivél com a massa quebrada. disponha as fatias da maçã ligeiramente sobrepostas em fila e em circulo ( é importante que as fatias fiquem finas ).
Leve ao lume a água , a margarina e o açúcar sempre mexendo até derreter e não deixando ferver .
Quando estiver homogénio deixe arrefecer e junte as gemas mexendo rapidamente para não cozerem .
Distribua este creme sobre a maçã, espalhando bem e leve ao forno pré -aquecido a 200º até tostar .
domingo, 7 de outubro de 2012
Mousse de coco
O sabor desta mousse faz lembrar os bombons rafaelo !!!cá em casa gostámos muito e é para repetir , muito facil de fazer e muito boa.
Receita:1 lata de leite condensado
1 lata de leite de coco de 200 mg
1 pacote de natas
150 gr. de coco
5 folhas de gelatina
Bate-se o leite condensado e adiciona-se as folhas de gelatina demolhadas e derretidas, adiciona-se o leite de coco e o pacote de natas batidas em castelo . Por fim envolve-se o coco e vai ao frigorifico até ficar durinha .
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Bolo de Laranja molhadinho
Acreditem ! este bolo é mesmo bom !!! A receita retirei de um blog e não me lembro de qual blog foi ,perdão por não citar a fonte da receita.
4 ovos
açúcar-250gr.
farinha-300gr.
meia chávena de óleo
raspa de uma laranja
1 colher de sobremesa de fermento
1 chávena de sumo de laranja ( 2 laranjas )
Começar por bater as claras em castelo e ir adicionando pele seguinte ordem ,açúcar ,gemas ,óleo ,sumo da laranja, raspa e por fim a farinha . Vai a cozer a 180º em forno pré aquecido durante 25 minutos mais ou menos .
Calda :
1 chávena de sumo de laranja ( 2 laranjas )
150 gr. de açúcar
casca de laranja partida aos palitinhos
Estes ingredientes vão a ferver até engrossar um pouquinho , desenformar o bolo e regar com esta calda .
Obrigada a todos pela visita aqui neste cantinho .
Subscrever:
Mensagens (Atom)


