quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Bolo de Laranja molhadinho

Acreditem  ! este bolo é mesmo bom !!! A receita retirei de um blog e não me lembro de qual blog foi  ,perdão por não citar a fonte da receita.


Receita :
4 ovos
açúcar-250gr.
farinha-300gr.
meia chávena de óleo
raspa de uma laranja
1 colher de sobremesa de fermento
1 chávena de sumo de laranja ( 2 laranjas )
Começar por bater as claras em castelo e ir adicionando pele seguinte ordem ,açúcar ,gemas ,óleo ,sumo da laranja, raspa e por fim a farinha . Vai a cozer a 180º em forno pré aquecido durante 25 minutos mais ou menos .

Calda :
1 chávena de sumo de laranja ( 2 laranjas )
150 gr. de açúcar
casca de laranja partida aos palitinhos
Estes ingredientes vão a ferver até engrossar um pouquinho , desenformar o bolo e regar com esta calda .
Obrigada a todos pela visita aqui neste cantinho .

sábado, 8 de setembro de 2012

Tarte de coco e iogurte


Para quem gosta de coco , hummm !!!!
Receita :
1 placa de massa folhada
200gr. de açúcar
2dl. de água
200 gr. de coco
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha maizena
3 ovos
1 lata de pêssego das pequenas
1 iogurte natural

Preparação
Deixe ferver durante 10 segundos a água com o açúcar . Verta sobre o coco (sem estar ao lume ).
Acrescente a maizena ,ovos , manteiga , o iogurte e o pêssego cortado aos pedacinhos .Misture tudo muito bem , e  estenda a massa folhada na tarteira e recheie com o creme .Leve ao forno a 180º cerca de 20 minutos ou até estar douradinha




terça-feira, 28 de agosto de 2012

A minha horta

A minha horta é um mimo !!! colhemos um pouco de tudo , batatas para todo o ano , tomate , couves , cebolas , alhos , feijão verde , etc. tudo biologico . Tudo do que a horta dá não compramos nada.









segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Sandes de presunto Alentejanas


Aqui deixo uma deliciosa sugestão para aqueles dias em que não há tempo ou disposição para cozinhar .
1- Torram-se as fatias do pão
2-Regam-se com azeite generosamente
3- Dispõe-se em cima do pão fatias de presunto , rodelas de tomate e oregãos , quem gostar pode usar queijo fresco .

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Pudim gelado com chocolate quente

Pode parecer que  este pudim fica muito doce  mas na verdade não !!! o chocolate dá um travo amargo ao pudim que fica delicioso . Adicionam-se morangos ou outras frutas dentro do buraco do pudim e fica muito boa a mistura de sabores .
Receita :
4 quatro folhas de gelatina
250 gr. de bolachas
2 pacotes de natas
1 lata de leite condensado
1oo gr. de chocolate em tablete
1 dl de leite
morangos qb.

1- Demolhe as gelatinas em água fria
2-Pique grosseiramente as bolachas.
Numa tigela , bata as natas bem firmes
3- Deite o leite condensado noutra tigela, junte a gelatina derretida ,em fio e mexendo sempre , adicione depois as natas e envolva suavemente.
4-Junte as bolachas picadas e envolva novamente delicadamente. Verta para uma forma untada com óleo e leve ao frigorífico de um dia para o outro ou até firme e bem geladinha .
5-No dia , parta o chocolate para uma tigela. Leve um tacho  ao lume com o leite e deixe ferver ,verta em cima do chocolate e mexa até derreter bem.
6- Desenforme o pudim , regue-o com o molho de chocolate ainda morno e sirva-o decorado com morangos .




quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Tarte de corgete cremosa


Adoro este tipo de refeição para os dias quentes e  acompanhada de uma bela salada .
A receita vai ser mais ou menos a olho , mas não tem nada que se lhe diga  pois é muito simples .

Receita :
Fase-se um refogado com cebola e alhos picados , quando estiver macio adiciona-se um pouco de polpa de tomate , 100 gr de bacon partido aos pedeçinhos  e uma corgete partida as quinas e coze mais um pouco sempre em lume brando , adicionão-se espinafres  q.b e envolve-se tudo .
No final deita-se meio copo de leite com uma colher de farinha desfeita e sem grumos no preparado até engrossar um pouco  ,e rectifica-se de sal . Forra-se uma tarteira com massa folhada e deita-se nela o preparado , enfeitando por cima queijo fundido cortado aos pedaços.
Vai ao forno a 180º mais ao menos 20 minutos ou até ficar douradinha .

domingo, 1 de julho de 2012

Mousse de Manga

Adoro mousse de manga !!! Muito simples de fazer e muito saborosa , esta é feita com um dia antecedència para solidificar e ficar bem fresquinha .
Receita :
1 lata grande de polpa de manga
1 lata de leite condensado
4 iogurtes naturais
4 folhas de gelatina
o,5 dl .de água quente

Amoleça as folhas de gelatina em água fria , esprema-as bem e dilua-as na água quente . reserve para arrefecer . Numa taça misture todos os ingredientes , terminando com a gelatina derretida . Leve ao frigorifico de um dia para o outro .

sábado, 23 de junho de 2012

Risotto de cogumelos frescos e tamboril

Hoje foi o meu João Pedro que fez o jantarinho , receita baseada do Sá Pessoa e estava soberba .Nunca tinha comido risotto apesar de ter vontade de experimentar pensava que era um prato dificil de confecionar . Agora é dar asas a imaginação e venham mais risottos com outros sabores !!!!!
Receita :
arroz risotto  ( a quantidade é do arroz normal )
cogumelos frescos q.b
2 cubos de caldo de legumes
tamboril ou outro peixe
1 alho francês
meio pacote de natas
queijo parmesão ralado
margarina  qb,
cebola picada
alhos
azeite
coentros

Fazer um caldo  com os cubos de legumes e o tamboril , depois do peixe cozido retira-se e reserva-se .  Num tacho deita-se um pouco de margarina e azeite , cebola alhos e o alho francês e vai a refogar . Adiciona-se os cogumelos partidos e envolve.se  . Deita-se o risoto e um pouco de caldo de legumes e  sempre mexendo e com paciência  vai-se adicionando o caldo porque o risoto absorve rapidamente (só paramos de deitar o caldo quando o risoto estiver cozido . No final adicionar as natas , o tamboril , coentros e o   queijo ,  mexer até estar cremoso e servir de imediato . Acompanhar de uma bela salada .












sábado, 9 de junho de 2012

Bolo Tang de anánás


Esta receita tirei daqui  http://hortaecozinha-micas.blogspot.pt/ ,  Fica muito bom  , para a proxima experimento com tang de laranja .    




Receita :
200 gr. de açúcar
300 gr. de farinha
4 ovos
1 dl de óleo
1 colher de chá de fermento
1 dl. de água
1 pacotinho de tang de ananas ( sumo instantaneo )

Bater os ovos com o açúcar , juntar o óleo e o fermento . Dissolver o tang na água , juntar ao bolo e adicionar a farinha aos poucos .
Bater muito bem e levar ao forno em forma untada e enfarinhada , Deixe arrefecer e desenforme .

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Pudim de leite de coco

 Receita :
5 ovos
1 lata de leite condensado
1 medida  da lata de leite condensado de leite normal
1 lata de leite de coco ( 200 ml )
1 pacote de natas
caramelo liquido

Junte todos os ingredientes menos o caramelo liquido e misture bem .
Barre a forma com o caramelo liquido e verta o preparado anterior , coza  em banho maria na panela de pressão durante 15 minutos depois do apito girar .
Deixe arrefecer dentro da panela e desenforme depois de fri

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Frango à passarinho na panela de pressão

Esta deliciosa receita tirei daqui http://bau-receitas-conceicaocoelho.blogspot.pt/, muito simples , confeccionado na panela de pressão em 15 minutos , fica tostadinho e saboroso .


Receita :
Frango cortado em pedaços pequeninos ,tempera-se com sumo de limão , raspas de limão e 1 cerveja , sal e piri -piri .
Deixa-se marinar por 1 hora , escorre-se e guarda-se a marinada .
Na panela de pressão coloque 1 fio de óleo e aloure o frango , deita-se a marinada e deixa-se cozinhar por 15 minutos . Abre-se a panela e deita-se alhos picadinhos e misture , se ainda tiver muito molho deixa-se apurar .

sábado, 12 de maio de 2012

Bolo de iogurte marmoreado

Vi este bolinho neste blog  ,http://felismina.blogspot.pt/ gostei muito desta receita porque não leva manteiga o que normalmente os bolos marmoreados  levam bastante . Fica muito fofo e muito bom .

Receita :
4 ovos
1 iogurte (usei natural açucarado )
2 medidas do iogurte de açúcar
3 medidas de farinha
1 medida de óleo
1 colher de chá de fermento
4 colheres de sopa de chocolate em pó

Bater todos os ingredientes menos o chocolate , dividir a massa e deita-se o chocolate em uma das partes . Numa forma untada e enfarinhada deita-se primeiro a massa branca e por fim a de chocolate . Vai a cozer em forno pré aquecido a 180º , durante 25 minutos ou conforme o forno .


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Pataniscas de chouriço e salsa


Pataniscas de peixe , bacalhau , atum , chouriço , ou  para aproveitar restos de carne são sempre uma boa sugestão para uma refeição . Estas fiz com chouriço e salsa e acompanhei com arroz de feijão , são muito boas e económicas pois rendem bastante .
Receita mais ou menos a olho :

6 ovos
2 chouriços correntes ( marca dia ) cortado muito fininho
2 dentes de alho pisados
bastante salsa
Farinha qb

Batem-se os ovos com  a farinha  ,  e adiciona-se a salsa , os alhos , e o chouriço . Tem que ficar um polme não muito liquido ,se o polme estiver muito grosso adicione  leite ou água  .  Deite a massa as colheradas em óleo bem quente

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Biscoitos caseiros no forno de lenha da Lurdes Bento



Posso garantir estes bolos são uma delicia , um belo acompanhamento para um chá ou um café . feitos em forno de lenha ficam com um sabor especial

Receita :
12 ovos
1kl de farinha de trigo com fermento
750 gr, de açúcar amarelo , 1 colher de sopa de pó royal , 1 calíce de aguardente
1 copo de azeite
100gr. de passas ou de frutos secos

Batem-se os ovos com o açúcar , juntam-se todos os ingredientes e por ultimo envolve-se a farinha .
Deixa-se levedar por uma hora , vão a cozer ao forno de lenha em latas untadas com óleo .
No forno da cozinha vão a cozer a 200 º durante 20 minutos .


sexta-feira, 20 de abril de 2012

Quiche de grelos



Estes dois molhos ficam bem em todos os legumes salteados . Costumo saltear feijão verde com cogumelos e os molhos , ficam muito bons .
Os grelos abundam na horta e há que aproveitar a época deles .  Fiz uma quiche de atum  com grelos e acompanhamos com grelos salteados com molho de ostras .

Receita :
1 massa folhada
1 lata de atum
grelos q b .
queijo ralado - 1 pacote
1 pacote de natas ( usei 200 ml. de leite com 1 colher de sopa de farinha bem dissolvida )
2 ovos
1 cebola picada
2 dentes de alho
azeite ,sal

Cozem-se os grelos e deixam-se arrefecer . Em pouquinho azeite leva-se a refogar a cebola e os alhos até estar macio . junta-se os grelos e o atum e refoga mais 2 ou 3 minutos . Adiciona-se o queijo e as natas  e envolve-se. Forra-se uma tarteira com a massa folhada e recheia.se , por cima do recheio deitam-se os ovos batidos , vai ao forno a 180º até ficar douradinha .

Grelos salteados
Leva-se ao lume uma frigideira  com azeite e alhos picados , e deixa-se aquecer sem queimar os alhos . Adiciona-se os grelos e deita-se 2 colheres de sopa de molho de ostras e 1 colher de sopa de molho de soja , polvilha-se com farinha  e mexe-se ao lume até estar macio .Não se deita sal


sábado, 14 de abril de 2012

Biscoitos de Limão da Clara de Sousa


Mais uma receita do livro da Clara de Sousa , muito fáceis de confeccionar e rápidos a cozer no forno . A receita rendeu 22 biscoitos . De sabor delicioso a limão  fazem muito boa companhia a uma caneca de chá .

Receita :
150 gr. de açúcar
2 ovos
raspa de1 limão
200 gr. de farinha
açúcar para polvilhar ( opcional )

Bata muito bem os ovos com o açúcar e a raspa do limão até ficar cremoso e aumentar de volume .
Junte a farinha ,a pouco e pouco , envolvendo de cima para baixo com a colher de pau . Com a ajuda de uma colher de sobremesa ponha montinhos de massa sobre um tabuleiro untado e enfarinhado , e polvilhe com açúcar (opcional ) .
Leve a forno pré - aquecido a 180º até ficarem ligeiramente dourados . Depois de frios guarde-os numa caixa para bolinhos . ( estes bolos são simples de fazer , mas não os deixe secar muito no forno .

domingo, 8 de abril de 2012

Tarte de bacalhau com natas

Para quem gosta de bacalhau com natas vai gostar desta tarte pois o sabor é muito aproximado , acompanhada com uma salada  fez uma refeição deliciosa .
Receita :
1 massa folhada
2 postas de bacalhau cozidas e lascadas
1 alho francês
1 cebola cortada as meias luas
1 cenoura pequena ralada
2 dentes de alho
200 ml. de leite
1 pacote de natas
2 ovos inteiros
Meio pacote de natas
1 colher de sopa de farinha , pimenta branca ,azeite

Num tacho com azeite leva-se a refogar a cebola ,o alho francês ,a cenoura e os alhos . Quando estiver macio adiciona-se as lascas do bacalhau e o leite com a farinha diluída e deixa-se engrossar , deita-se o queijo , as natas com os ovos batidos e rectificam-se os temperos . Não adicionei sal por conta do bacalhau que não precisava .
Forra-se uma forma de tarte com a massa folhada e recheia-se . Vai ao forno a 180º durante 20 minutos ou até ficar douradinha .

terça-feira, 3 de abril de 2012

Bolo Chiffon de chocolate

As fotos não fazem justiça a este bolo , pois fica enorme . Receita já muito antiga  de um bolo muito fofo e delicioso  , uma boa maneira de festejar um ano de blog .Agradeço as vossas visitas e todo carinho que recebo . Boa Pascoa  e felicidades .

1 chávena almoçadeira mais 3/4 de açúcar
1  "                  "           mais 3/4 de farinha
2 colheres de fermento em pó
 meia colher de chá de sal

Mexem-se todos  os ingredientes fazendo um buraco no meio , juntando pela seguinte ordem :
1/2 chávena de óleo
7 gemas
3/4  chávena almoçadeira de água morna
3 colheres de sopa de chocolate em pó
Bater com a batedeira electrica durante 15 minutos até fazer bolhas .

Batem-se as claras em castelo e no fim adicionar 1 colher de café de bicabornato , envolvem-se na massa muito delicadamente .
Vai a cozer em forma grande ( NÃO SE UNTA A FORMA ) a 180º durante 35 minutos conforme o forno
Tira-se do forno e vira-se a forma que ficará suspensa em cima de três copos até arrefecer completamente , com a ajuda de uma faca despega-se dos lados  e desenforma-se .

domingo, 1 de abril de 2012

Sobremesa Láctea de bolachas tipo iogurtes da leiteira

O sabor destes iogurtes de bolacha é muito aproximado ao sabor dos da Leiteira ,e rendem bastante !

Receita :
15 bolachas Maria
1 litro de leite
150 gr  de açúcar
3 colheres de sobremesa de caramelo liquido
1 pacote de natas
1 carteira de cuajada ( Só há na Espanha ou no Corte Inglês ) cada embalagem trás 4 carteiras .

Trituram-se as bolachas e adicionam-se todos os ingredientes . No liquidificador ou com a varinha mágica envolve-se tudo muito bem , vai ao lume até engrossar e quando começar a ferver retira-se do lume . Enchem-se os copos da iogurteira  e deixa-se arrefecer destapados , vão para o frigorifico e assim tem uma sobremesa sempre à mão .

sexta-feira, 23 de março de 2012

Bolo de bolacha com creme de leite condensado

Mais uma receita do livro " a minha cozinha " da Clara de Sousa .  Delicioso este bolo, segundo o meu filho " o melhor bolo de bolacha que já comeu .

Receita :
Bolacha q.b ( usei só um pacote para não ficar massudo )
Café q.b
1 lata de leite condensado cozido
2 pacotes de natas

Bata as natas bem firmes , junte o leite condensado cozido e bata mais um pouco para envolver .
Sobre o prato em que vai servir o bolo , coloque uma forma pequena de aro com mola sem base , para que o bolo fique logo em cima do prato . O aro só vai segurar o bolo evitando que ele se desmanche .
Faça camadas alternadas de bolachas , embebida em café bem forte, e creme , terminando sempre com creme . Leve ao frigorífico várias horas ( o melhor é de um dia para o outro ).
Quando chegar a hora de servir, abra o aro e retire-o com cuidado ( pode passar com uma faca a toda a volta para soltar ) e decore com bolacha Maria ralada .