Receita :
5 ovos
1 lata de leite condensado
1 medida da lata de leite condensado de leite normal
1 lata de leite de coco ( 200 ml )
1 pacote de natas
caramelo liquido
Junte todos os ingredientes menos o caramelo liquido e misture bem .
Barre a forma com o caramelo liquido e verta o preparado anterior , coza em banho maria na panela de pressão durante 15 minutos depois do apito girar .
Deixe arrefecer dentro da panela e desenforme depois de fri
segunda-feira, 28 de maio de 2012
Pudim de leite de coco
Etiquetas:
doce de colher,
Pudins
sexta-feira, 18 de maio de 2012
Frango à passarinho na panela de pressão
Esta deliciosa receita tirei daqui http://bau-receitas-conceicaocoelho.blogspot.pt/, muito simples , confeccionado na panela de pressão em 15 minutos , fica tostadinho e saboroso .
Receita :
Frango cortado em pedaços pequeninos ,tempera-se com sumo de limão , raspas de limão e 1 cerveja , sal e piri -piri .
Deixa-se marinar por 1 hora , escorre-se e guarda-se a marinada .
Na panela de pressão coloque 1 fio de óleo e aloure o frango , deita-se a marinada e deixa-se cozinhar por 15 minutos . Abre-se a panela e deita-se alhos picadinhos e misture , se ainda tiver muito molho deixa-se apurar .
Etiquetas:
Frango à passarinho
sábado, 12 de maio de 2012
Bolo de iogurte marmoreado
Vi este bolinho neste blog ,http://felismina.blogspot.pt/ gostei muito desta receita porque não leva manteiga o que normalmente os bolos marmoreados levam bastante . Fica muito fofo e muito bom .
4 ovos
1 iogurte (usei natural açucarado )
2 medidas do iogurte de açúcar
3 medidas de farinha
1 medida de óleo
1 colher de chá de fermento
4 colheres de sopa de chocolate em pó
Bater todos os ingredientes menos o chocolate , dividir a massa e deita-se o chocolate em uma das partes . Numa forma untada e enfarinhada deita-se primeiro a massa branca e por fim a de chocolate . Vai a cozer em forno pré aquecido a 180º , durante 25 minutos ou conforme o forno .
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Pataniscas de chouriço e salsa
Pataniscas de peixe , bacalhau , atum , chouriço , ou para aproveitar restos de carne são sempre uma boa sugestão para uma refeição . Estas fiz com chouriço e salsa e acompanhei com arroz de feijão , são muito boas e económicas pois rendem bastante .
Receita mais ou menos a olho :6 ovos
2 chouriços correntes ( marca dia ) cortado muito fininho
2 dentes de alho pisados
bastante salsa
Farinha qb
Batem-se os ovos com a farinha , e adiciona-se a salsa , os alhos , e o chouriço . Tem que ficar um polme não muito liquido ,se o polme estiver muito grosso adicione leite ou água . Deite a massa as colheradas em óleo bem quente
segunda-feira, 30 de abril de 2012
Biscoitos caseiros no forno de lenha da Lurdes Bento
Receita :
12 ovos
1kl de farinha de trigo com fermento
750 gr, de açúcar amarelo , 1 colher de sopa de pó royal , 1 calíce de aguardente
1 copo de azeite
100gr. de passas ou de frutos secos
Batem-se os ovos com o açúcar , juntam-se todos os ingredientes e por ultimo envolve-se a farinha .
Deixa-se levedar por uma hora , vão a cozer ao forno de lenha em latas untadas com óleo .
No forno da cozinha vão a cozer a 200 º durante 20 minutos .
sexta-feira, 20 de abril de 2012
Quiche de grelos
Estes dois molhos ficam bem em todos os legumes salteados . Costumo saltear feijão verde com cogumelos e os molhos , ficam muito bons .
Os grelos abundam na horta e há que aproveitar a época deles . Fiz uma quiche de atum com grelos e acompanhamos com grelos salteados com molho de ostras .Receita :
1 massa folhada
1 lata de atum
grelos q b .
queijo ralado - 1 pacote
1 pacote de natas ( usei 200 ml. de leite com 1 colher de sopa de farinha bem dissolvida )
2 ovos
1 cebola picada
2 dentes de alho
azeite ,sal
Cozem-se os grelos e deixam-se arrefecer . Em pouquinho azeite leva-se a refogar a cebola e os alhos até estar macio . junta-se os grelos e o atum e refoga mais 2 ou 3 minutos . Adiciona-se o queijo e as natas e envolve-se. Forra-se uma tarteira com a massa folhada e recheia.se , por cima do recheio deitam-se os ovos batidos , vai ao forno a 180º até ficar douradinha .
Grelos salteados
Leva-se ao lume uma frigideira com azeite e alhos picados , e deixa-se aquecer sem queimar os alhos . Adiciona-se os grelos e deita-se 2 colheres de sopa de molho de ostras e 1 colher de sopa de molho de soja , polvilha-se com farinha e mexe-se ao lume até estar macio .Não se deita sal
sábado, 14 de abril de 2012
Biscoitos de Limão da Clara de Sousa
Receita :
150 gr. de açúcar
2 ovos
raspa de1 limão
200 gr. de farinha
açúcar para polvilhar ( opcional )
Bata muito bem os ovos com o açúcar e a raspa do limão até ficar cremoso e aumentar de volume .
Junte a farinha ,a pouco e pouco , envolvendo de cima para baixo com a colher de pau . Com a ajuda de uma colher de sobremesa ponha montinhos de massa sobre um tabuleiro untado e enfarinhado , e polvilhe com açúcar (opcional ) .
Leve a forno pré - aquecido a 180º até ficarem ligeiramente dourados . Depois de frios guarde-os numa caixa para bolinhos . ( estes bolos são simples de fazer , mas não os deixe secar muito no forno .
domingo, 8 de abril de 2012
Tarte de bacalhau com natas
Para quem gosta de bacalhau com natas vai gostar desta tarte pois o sabor é muito aproximado , acompanhada com uma salada fez uma refeição deliciosa .
Receita :
1 massa folhada
2 postas de bacalhau cozidas e lascadas
1 alho francês
1 cebola cortada as meias luas
1 cenoura pequena ralada
2 dentes de alho
200 ml. de leite
1 pacote de natas
2 ovos inteiros
Meio pacote de natas
1 colher de sopa de farinha , pimenta branca ,azeite
Num tacho com azeite leva-se a refogar a cebola ,o alho francês ,a cenoura e os alhos . Quando estiver macio adiciona-se as lascas do bacalhau e o leite com a farinha diluída e deixa-se engrossar , deita-se o queijo , as natas com os ovos batidos e rectificam-se os temperos . Não adicionei sal por conta do bacalhau que não precisava .
Forra-se uma forma de tarte com a massa folhada e recheia-se . Vai ao forno a 180º durante 20 minutos ou até ficar douradinha .
Receita :
1 massa folhada
2 postas de bacalhau cozidas e lascadas
1 alho francês
1 cebola cortada as meias luas
1 cenoura pequena ralada
2 dentes de alho
200 ml. de leite
1 pacote de natas
2 ovos inteiros
Meio pacote de natas
1 colher de sopa de farinha , pimenta branca ,azeite
Num tacho com azeite leva-se a refogar a cebola ,o alho francês ,a cenoura e os alhos . Quando estiver macio adiciona-se as lascas do bacalhau e o leite com a farinha diluída e deixa-se engrossar , deita-se o queijo , as natas com os ovos batidos e rectificam-se os temperos . Não adicionei sal por conta do bacalhau que não precisava .
Forra-se uma forma de tarte com a massa folhada e recheia-se . Vai ao forno a 180º durante 20 minutos ou até ficar douradinha .
terça-feira, 3 de abril de 2012
Bolo Chiffon de chocolate
As fotos não fazem justiça a este bolo , pois fica enorme . Receita já muito antiga de um bolo muito fofo e delicioso , uma boa maneira de festejar um ano de blog .Agradeço as vossas visitas e todo carinho que recebo . Boa Pascoa e felicidades .
1 chávena almoçadeira mais 3/4 de açúcar
1 " " mais 3/4 de farinha
2 colheres de fermento em pó
meia colher de chá de sal
Mexem-se todos os ingredientes fazendo um buraco no meio , juntando pela seguinte ordem :
1/2 chávena de óleo
7 gemas
3/4 chávena almoçadeira de água morna
3 colheres de sopa de chocolate em pó
Bater com a batedeira electrica durante 15 minutos até fazer bolhas .
Batem-se as claras em castelo e no fim adicionar 1 colher de café de bicabornato , envolvem-se na massa muito delicadamente .
Vai a cozer em forma grande ( NÃO SE UNTA A FORMA ) a 180º durante 35 minutos conforme o forno
Tira-se do forno e vira-se a forma que ficará suspensa em cima de três copos até arrefecer completamente , com a ajuda de uma faca despega-se dos lados e desenforma-se .
1 chávena almoçadeira mais 3/4 de açúcar
1 " " mais 3/4 de farinha
2 colheres de fermento em pó
meia colher de chá de sal
Mexem-se todos os ingredientes fazendo um buraco no meio , juntando pela seguinte ordem :
1/2 chávena de óleo
7 gemas
3/4 chávena almoçadeira de água morna
3 colheres de sopa de chocolate em pó
Bater com a batedeira electrica durante 15 minutos até fazer bolhas .
Batem-se as claras em castelo e no fim adicionar 1 colher de café de bicabornato , envolvem-se na massa muito delicadamente .
Vai a cozer em forma grande ( NÃO SE UNTA A FORMA ) a 180º durante 35 minutos conforme o forno
Tira-se do forno e vira-se a forma que ficará suspensa em cima de três copos até arrefecer completamente , com a ajuda de uma faca despega-se dos lados e desenforma-se .
domingo, 1 de abril de 2012
Sobremesa Láctea de bolachas tipo iogurtes da leiteira
O sabor destes iogurtes de bolacha é muito aproximado ao sabor dos da Leiteira ,e rendem bastante !
Receita :
15 bolachas Maria
1 litro de leite
150 gr de açúcar
3 colheres de sobremesa de caramelo liquido
1 pacote de natas
1 carteira de cuajada ( Só há na Espanha ou no Corte Inglês ) cada embalagem trás 4 carteiras .
Trituram-se as bolachas e adicionam-se todos os ingredientes . No liquidificador ou com a varinha mágica envolve-se tudo muito bem , vai ao lume até engrossar e quando começar a ferver retira-se do lume . Enchem-se os copos da iogurteira e deixa-se arrefecer destapados , vão para o frigorifico e assim tem uma sobremesa sempre à mão .
Etiquetas:
doce de colher,
sobremesa
sexta-feira, 23 de março de 2012
Bolo de bolacha com creme de leite condensado
Mais uma receita do livro " a minha cozinha " da Clara de Sousa . Delicioso este bolo, segundo o meu filho " o melhor bolo de bolacha que já comeu .
Receita :
Bolacha q.b ( usei só um pacote para não ficar massudo )
Café q.b
1 lata de leite condensado cozido
2 pacotes de natas
Bata as natas bem firmes , junte o leite condensado cozido e bata mais um pouco para envolver .
Sobre o prato em que vai servir o bolo , coloque uma forma pequena de aro com mola sem base , para que o bolo fique logo em cima do prato . O aro só vai segurar o bolo evitando que ele se desmanche .
Faça camadas alternadas de bolachas , embebida em café bem forte, e creme , terminando sempre com creme . Leve ao frigorífico várias horas ( o melhor é de um dia para o outro ).
Quando chegar a hora de servir, abra o aro e retire-o com cuidado ( pode passar com uma faca a toda a volta para soltar ) e decore com bolacha Maria ralada .
Receita :
Bolacha q.b ( usei só um pacote para não ficar massudo )
Café q.b
1 lata de leite condensado cozido
2 pacotes de natas
Bata as natas bem firmes , junte o leite condensado cozido e bata mais um pouco para envolver .
Sobre o prato em que vai servir o bolo , coloque uma forma pequena de aro com mola sem base , para que o bolo fique logo em cima do prato . O aro só vai segurar o bolo evitando que ele se desmanche .
Faça camadas alternadas de bolachas , embebida em café bem forte, e creme , terminando sempre com creme . Leve ao frigorífico várias horas ( o melhor é de um dia para o outro ).
Quando chegar a hora de servir, abra o aro e retire-o com cuidado ( pode passar com uma faca a toda a volta para soltar ) e decore com bolacha Maria ralada .
sábado, 10 de março de 2012
Tarte bom bocado
Esta tarte é um dos meus pecados , deliciosa e dificil de resistir a uma só fatia !!!
Receita :
Massa :
Farinha-125 gr.
Açúcar -50 gr.
Margarina -0,75 gr.
1 ovo
Amassam-se todos os ingredientes com as mãos , e molda-se a massa numa forma de fundo amovivél .
Recheio :
Leite -1/ 2 litro
Meio quartilho de água
1 pau de canela
1 casca de limão (só uma casquinha )
Açúcar -250 gr.
Ovo- 5 gemas
Farinha maizena -2 colheres de sopa bem cheias
Leva-se ao lume num tachinho a água com o açúcar , o pau de canela , casca do limão e o leite e deixa-se ferver . Do meio litro necessário tira-se um pouco para dissolver a farinha e as gemas . Depois de bem dissolvido e sem grumos adiciona-se ao liquido mexendo sempre até engrossar . Retira-se a casca do limão e o pau de canela e recheia-se a tarte , vai a cozer em forno a 180º por cerca de 25 minutos mais ou menos .
Receita :
Massa :
Farinha-125 gr.
Açúcar -50 gr.
Margarina -0,75 gr.
1 ovo
Amassam-se todos os ingredientes com as mãos , e molda-se a massa numa forma de fundo amovivél .
Recheio :
Leite -1/ 2 litro
Meio quartilho de água
1 pau de canela
1 casca de limão (só uma casquinha )
Açúcar -250 gr.
Ovo- 5 gemas
Farinha maizena -2 colheres de sopa bem cheias
Leva-se ao lume num tachinho a água com o açúcar , o pau de canela , casca do limão e o leite e deixa-se ferver . Do meio litro necessário tira-se um pouco para dissolver a farinha e as gemas . Depois de bem dissolvido e sem grumos adiciona-se ao liquido mexendo sempre até engrossar . Retira-se a casca do limão e o pau de canela e recheia-se a tarte , vai a cozer em forno a 180º por cerca de 25 minutos mais ou menos .
quinta-feira, 8 de março de 2012
Empadão de arroz com atum da Clara de Sousa
O meu filho sabia que eu iria adorar este livro e ofereceu-me no meu aniversário .O livro está cheio de coisas boas , simples e com ingredientes à nossa mão , para começar fiz este empadão de arroz com atum que gostamos muito além de ser bastante economico o que é muito importante . Já tive oportunidade de mandar uma foto deste empadão para o facebook da Clara de Sousa e ela respondeu que estava muito bonito claro que fiquei muito contente .
Receita :
2 latas de atum
2 ovos cozidos ( cozi três e um foi para a decoração )
4 colheres de sopa cheias de maionese
Coza o arroz em água e sal.
À parte esmague o atum e os ovos com um garfo . Junte a maionese envolva tudo muito bem . Unte uma forma de ir ao forno com maionese . Coloque metade do arroz e alise .
Espalhe a mistura de atum ,ovos e maionese . Cubra com o restante arroz e alise .
Com as costas de uma colher , espalhe uma fina camada de maionese sobre a camada superior de arroz .
Leve ao forno até alourar . Sirva bem quente com uma salada e azeitonas
quinta-feira, 1 de março de 2012
Parabéns para mim , o meu bolinho de aniversário
Ingredientes :
6 ovos
250 gr. de açúcar
200 gr. de farinha
8 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de fermento em pó
Batem-se todos os ingredientes e vai a cozer a 180º durante 25 minutos em forma untada com margarina .
Recheio :
1 lata de ananás
2 pacotes de natas batidas com meio sumo de um limão e 5 colheres de sopa de açúcar
Pica-se o ananás e guardam-se algumas rodelas para a decoração . Com uma faca grande corta-se o bolo na horizontal e rega-se com metade da calda do ananás , recheia-se com o ananás triturado e 1/3 das natas , tapa-se com a outra metade do bolo , rega-se com a restante calda e cobre-se com as restantes natas batidas . Decora-se a gosto com ananás .
6 ovos
250 gr. de açúcar
200 gr. de farinha
8 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de fermento em pó
Batem-se todos os ingredientes e vai a cozer a 180º durante 25 minutos em forma untada com margarina .
Recheio :
1 lata de ananás
2 pacotes de natas batidas com meio sumo de um limão e 5 colheres de sopa de açúcar
Pica-se o ananás e guardam-se algumas rodelas para a decoração . Com uma faca grande corta-se o bolo na horizontal e rega-se com metade da calda do ananás , recheia-se com o ananás triturado e 1/3 das natas , tapa-se com a outra metade do bolo , rega-se com a restante calda e cobre-se com as restantes natas batidas . Decora-se a gosto com ananás .
Etiquetas:
aniversário,
bolos
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Bacalhau Dourado
Em dia de abstinência e sacrificio fiz este bacalhau que é muito bom . Devo dizer que não tivemos qualquer sacrificio em come-lo .
Faço este este bacalhau há já muitos anos , a receita foi me dada por a minha prima Milú .
Ingredientes :
Batatas cortadas em palitos
3 ovos inteiros
3 postas de bacalhau cozidas e depois lascadas
1 dl. de leite
pão ralado que baste
cebolas e 3 dentes de alho
Fazer uma cebolada com bastante cebola , um pouco de louro , vinho branco ,alho , margarina e rectifica-se o tempero de sal .
Num pirex dispõe-se uma camada de batata frita que não deve estar muito passada , uma camada de bacalhau que deve estar desfeito , e uma camada de cebola .
Repete-se as mesmas camadas até á cebola .Polvilha-se com pão ralado , deita-se o leite e por fim os ovos batidos .Vai ao forno até ficar douradinho .
Faço este este bacalhau há já muitos anos , a receita foi me dada por a minha prima Milú .
Ingredientes :
Batatas cortadas em palitos
3 ovos inteiros
3 postas de bacalhau cozidas e depois lascadas
1 dl. de leite
pão ralado que baste
cebolas e 3 dentes de alho
Fazer uma cebolada com bastante cebola , um pouco de louro , vinho branco ,alho , margarina e rectifica-se o tempero de sal .
Num pirex dispõe-se uma camada de batata frita que não deve estar muito passada , uma camada de bacalhau que deve estar desfeito , e uma camada de cebola .
Repete-se as mesmas camadas até á cebola .Polvilha-se com pão ralado , deita-se o leite e por fim os ovos batidos .Vai ao forno até ficar douradinho .
Etiquetas:
Bacalhau no forno
sábado, 18 de fevereiro de 2012
Queijada de laranja
Olá queridas amigas , hoje quero partilhar com todos os visitantes deste meu cantinho esta receita deliciosa de textura húmida e super facil de fazer .
Ingredientes :
3 ovos
200gr. de açúcar
50gr. de margarina amolecida
130 gr. de farinha
meio litro de leite
raspa e sumo de 2 laranjas
Batem-se todos os ingredientes juntos e deita-se o creme em tarteira untada com margarina e vai a cozer em forno pré aquecido a 180º durante 25 minutos conforme o forno.
Ingredientes :
3 ovos
200gr. de açúcar
50gr. de margarina amolecida
130 gr. de farinha
meio litro de leite
raspa e sumo de 2 laranjas
Batem-se todos os ingredientes juntos e deita-se o creme em tarteira untada com margarina e vai a cozer em forno pré aquecido a 180º durante 25 minutos conforme o forno.
domingo, 12 de fevereiro de 2012
Salada fria deliciosa da Lurdes Bento
Ingredientes :
ananás em calda , pêssego , papaia , morangos, kiwi , manga , alface , tomate, milho, queijo fresco (aos cubinhos ), 3 ovos cozidos , 1 pacote de delicias do mar , 1 pacote de princesas de lagosta e miolo de camarão ,
Descongelar o camarão numa frigideira com uma colher de piri-piri e um fio de azeite , sal fino .
Numa taça grande dispõem-se todos os ingredientes em cubinhos e por ultimo decorar com o queijo os ovos em meias luas , delicias e maionese.
Numa
ananás em calda , pêssego , papaia , morangos, kiwi , manga , alface , tomate, milho, queijo fresco (aos cubinhos ), 3 ovos cozidos , 1 pacote de delicias do mar , 1 pacote de princesas de lagosta e miolo de camarão ,
Descongelar o camarão numa frigideira com uma colher de piri-piri e um fio de azeite , sal fino .
Numa taça grande dispõem-se todos os ingredientes em cubinhos e por ultimo decorar com o queijo os ovos em meias luas , delicias e maionese.
Numa
Compota de Kiwi , maçã e passas da Lurdes Bento
Ingredientes :1 kl. de kiwi
300gr. de maçã cortada aos cubinhos
150 gr. de passas
1 casca de laranja
1 colher de gelatina em pó
500 gr. de açúcar
1calice de vinho do porto
Põem-se o açúcar ao lume com 2dl. de água até começar a fazer calda e deitam-se os kiwis , maçãs. e as passas , deixar apurar até atingir ponto cristalizado .
300gr. de maçã cortada aos cubinhos
150 gr. de passas
1 casca de laranja
1 colher de gelatina em pó
500 gr. de açúcar
1calice de vinho do porto
Põem-se o açúcar ao lume com 2dl. de água até começar a fazer calda e deitam-se os kiwis , maçãs. e as passas , deixar apurar até atingir ponto cristalizado .
Pudim bolo de ananás da Lurdes
Ingredientes para o bolo :
3 ovos
250 gr. de açúcar
1 lata de anánas (para dispor no fundo da lata )
150 gr. de farinha com fermento
Adiciona-s a massa 8 colheres de calda do ananas
Batem-se todos os ingredientes e deita-se a massa em cima do ananas em forma untada com caramelo liquido .
Pudim :
1 lata de leite condensado
3 0vos
3 dl de leite
Bate-se muito bem e deita-se por cima do bolo e vai a cozer em bano maria em forno a 180º.
Depois de desenformado enfeita-se com restantes rodelas de ananas, cerejas e hortelã.
3 ovos
250 gr. de açúcar
1 lata de anánas (para dispor no fundo da lata )
150 gr. de farinha com fermento
Adiciona-s a massa 8 colheres de calda do ananas
Batem-se todos os ingredientes e deita-se a massa em cima do ananas em forma untada com caramelo liquido .
Pudim :
1 lata de leite condensado
3 0vos
3 dl de leite
Bate-se muito bem e deita-se por cima do bolo e vai a cozer em bano maria em forno a 180º.
Depois de desenformado enfeita-se com restantes rodelas de ananas, cerejas e hortelã.
sábado, 11 de fevereiro de 2012
Fumeiro de porco preto da Lurdes Bento
Febras de porco preto e entremeada ,vinho branco , água e pimentão doce e picante a gosto , alhos picados , duas laranjas ( sumo e casca ) tripa de vaca bem lavada .
Deitam-se as carnes partidas em pedaços a curtir num alguidar de preferência de barro , com todos os ingredientes durante cinco dias , e deve mexer-se duas vezes por dia .
Ao fim desse tempo enchem-se as tripas com essa carne, as tripas são bem lavadas com saão , cebola , azeite , aguardente, limão e laranja .
Depois de cheias as chouriças penduram -se no fumeiro a secar lentamente .
Subscrever:
Mensagens (Atom)