terça-feira, 3 de abril de 2012

Bolo Chiffon de chocolate

As fotos não fazem justiça a este bolo , pois fica enorme . Receita já muito antiga  de um bolo muito fofo e delicioso  , uma boa maneira de festejar um ano de blog .Agradeço as vossas visitas e todo carinho que recebo . Boa Pascoa  e felicidades .

1 chávena almoçadeira mais 3/4 de açúcar
1  "                  "           mais 3/4 de farinha
2 colheres de fermento em pó
 meia colher de chá de sal

Mexem-se todos  os ingredientes fazendo um buraco no meio , juntando pela seguinte ordem :
1/2 chávena de óleo
7 gemas
3/4  chávena almoçadeira de água morna
3 colheres de sopa de chocolate em pó
Bater com a batedeira electrica durante 15 minutos até fazer bolhas .

Batem-se as claras em castelo e no fim adicionar 1 colher de café de bicabornato , envolvem-se na massa muito delicadamente .
Vai a cozer em forma grande ( NÃO SE UNTA A FORMA ) a 180º durante 35 minutos conforme o forno
Tira-se do forno e vira-se a forma que ficará suspensa em cima de três copos até arrefecer completamente , com a ajuda de uma faca despega-se dos lados  e desenforma-se .

domingo, 1 de abril de 2012

Sobremesa Láctea de bolachas tipo iogurtes da leiteira

O sabor destes iogurtes de bolacha é muito aproximado ao sabor dos da Leiteira ,e rendem bastante !

Receita :
15 bolachas Maria
1 litro de leite
150 gr  de açúcar
3 colheres de sobremesa de caramelo liquido
1 pacote de natas
1 carteira de cuajada ( Só há na Espanha ou no Corte Inglês ) cada embalagem trás 4 carteiras .

Trituram-se as bolachas e adicionam-se todos os ingredientes . No liquidificador ou com a varinha mágica envolve-se tudo muito bem , vai ao lume até engrossar e quando começar a ferver retira-se do lume . Enchem-se os copos da iogurteira  e deixa-se arrefecer destapados , vão para o frigorifico e assim tem uma sobremesa sempre à mão .

sexta-feira, 23 de março de 2012

Bolo de bolacha com creme de leite condensado

Mais uma receita do livro " a minha cozinha " da Clara de Sousa .  Delicioso este bolo, segundo o meu filho " o melhor bolo de bolacha que já comeu .

Receita :
Bolacha q.b ( usei só um pacote para não ficar massudo )
Café q.b
1 lata de leite condensado cozido
2 pacotes de natas

Bata as natas bem firmes , junte o leite condensado cozido e bata mais um pouco para envolver .
Sobre o prato em que vai servir o bolo , coloque uma forma pequena de aro com mola sem base , para que o bolo fique logo em cima do prato . O aro só vai segurar o bolo evitando que ele se desmanche .
Faça camadas alternadas de bolachas , embebida em café bem forte, e creme , terminando sempre com creme . Leve ao frigorífico várias horas ( o melhor é de um dia para o outro ).
Quando chegar a hora de servir, abra o aro e retire-o com cuidado ( pode passar com uma faca a toda a volta para soltar ) e decore com bolacha Maria ralada .

sábado, 10 de março de 2012

Tarte bom bocado

Esta tarte é um dos meus pecados , deliciosa e dificil de  resistir a uma só fatia !!!

Receita :
Massa :
Farinha-125 gr.
Açúcar -50 gr.
Margarina -0,75 gr.
1 ovo
Amassam-se todos os ingredientes com as mãos , e molda-se a massa  numa forma de fundo amovivél .

Recheio :
Leite -1/ 2 litro
Meio quartilho de água
1 pau de canela
1 casca de limão (só uma casquinha )
Açúcar -250 gr.
Ovo- 5 gemas
Farinha maizena -2 colheres de sopa bem cheias

Leva-se ao lume num tachinho a água com o açúcar , o pau de canela , casca do limão e o leite e deixa-se ferver . Do meio litro necessário tira-se um pouco para dissolver a farinha e as gemas . Depois de bem dissolvido e sem grumos adiciona-se ao liquido mexendo sempre até engrossar . Retira-se a casca do limão e o pau de canela e recheia-se a tarte , vai a cozer em forno a 180º por cerca de 25 minutos mais ou menos .

quinta-feira, 8 de março de 2012

Empadão de arroz com atum da Clara de Sousa


O meu filho sabia que eu iria adorar este livro e ofereceu-me no meu aniversário .O livro está cheio de coisas boas , simples e com ingredientes à nossa mão  , para começar fiz este empadão de arroz com atum que gostamos muito além de ser bastante economico o que é muito importante . Já tive oportunidade de mandar uma foto deste empadão para o facebook da Clara de Sousa  e ela respondeu que estava muito bonito claro que fiquei muito contente .


Receita :



400 gr . de arroz
2 latas de atum
2 ovos cozidos ( cozi três e um foi para a decoração )
4 colheres de sopa cheias de maionese

Coza o arroz em água e sal.
À parte esmague o atum e os ovos com um garfo . Junte a maionese envolva tudo muito bem . Unte uma forma de ir ao forno com maionese . Coloque metade do arroz e alise .
Espalhe a mistura de atum ,ovos e maionese . Cubra com o restante arroz e alise .
Com as costas de uma colher , espalhe uma fina camada de maionese sobre a camada superior de arroz .
Leve ao forno até alourar . Sirva bem quente com uma salada e azeitonas

quinta-feira, 1 de março de 2012

Parabéns para mim , o meu bolinho de aniversário

Ingredientes :
6 ovos
250 gr. de açúcar
200 gr. de farinha
8 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de fermento em pó

Batem-se todos os ingredientes e vai a cozer a 180º durante 25 minutos em forma untada com margarina .

Recheio :
1 lata de ananás
2 pacotes de natas batidas com meio sumo de um limão e 5 colheres de sopa de açúcar

Pica-se o ananás e guardam-se algumas rodelas para a decoração . Com uma faca grande corta-se o bolo na horizontal e rega-se com metade da calda do ananás , recheia-se com o ananás triturado e 1/3 das natas , tapa-se com a outra metade do bolo , rega-se com a restante calda e cobre-se com as restantes natas batidas . Decora-se a gosto com ananás .

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Bacalhau Dourado

Em dia de abstinência e sacrificio fiz este bacalhau  que é muito bom . Devo dizer que não tivemos qualquer sacrificio em come-lo .
Faço este este bacalhau há já muitos anos , a receita foi me dada por a minha prima Milú .

Ingredientes :
Batatas cortadas em palitos
3 ovos inteiros
3 postas de bacalhau cozidas e depois lascadas
1 dl. de leite
pão ralado que baste
cebolas e 3 dentes de alho

Fazer uma cebolada com bastante cebola , um pouco de louro , vinho branco ,alho ,  margarina e rectifica-se o tempero de sal .
Num pirex dispõe-se uma camada de batata frita que não deve estar muito passada , uma camada de bacalhau que deve estar desfeito , e uma camada de cebola .
Repete-se as mesmas camadas até á cebola .Polvilha-se com pão ralado , deita-se o leite e por fim  os ovos batidos  .Vai ao forno até ficar douradinho .

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Queijada de laranja

Olá queridas amigas , hoje quero partilhar com todos os visitantes deste meu cantinho esta receita deliciosa  de textura húmida e super facil de fazer .
Ingredientes :
3 ovos
200gr. de açúcar
50gr. de margarina amolecida
130 gr. de farinha
meio litro de leite
raspa e sumo de 2 laranjas

Batem-se todos os ingredientes juntos e deita-se o creme em tarteira untada com  margarina e vai a cozer em forno pré aquecido a 180º durante 25 minutos  conforme o forno.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Salada fria deliciosa da Lurdes Bento

Ingredientes :
ananás em calda , pêssego , papaia , morangos, kiwi , manga , alface , tomate, milho, queijo fresco (aos cubinhos ), 3 ovos cozidos , 1 pacote de delicias do mar , 1 pacote de princesas de lagosta e miolo de camarão ,
Descongelar o camarão numa frigideira com uma colher de piri-piri e um fio de azeite , sal fino .
Numa taça grande dispõem-se todos os ingredientes em cubinhos e por ultimo decorar com o queijo os ovos em meias luas , delicias e maionese.
Numa

Compota de Kiwi , maçã e passas da Lurdes Bento

Ingredientes :1 kl. de kiwi
300gr. de maçã cortada aos cubinhos
150 gr. de passas
1 casca de laranja
1 colher de gelatina em pó
500 gr. de açúcar
1calice de vinho do porto
Põem-se o açúcar ao lume com 2dl. de água até começar a fazer calda e deitam-se os kiwis , maçãs. e as passas , deixar apurar até atingir ponto cristalizado . 

Pudim bolo de ananás da Lurdes

Ingredientes para o bolo :
3 ovos
250 gr. de açúcar
1 lata de anánas (para dispor no fundo da lata )
150 gr. de farinha com fermento
Adiciona-s a massa 8 colheres de calda do ananas

Batem-se todos os ingredientes  e deita-se a massa em cima do ananas em forma untada com caramelo liquido .
Pudim :
1 lata de leite condensado
3 0vos
3 dl de leite
Bate-se muito bem e deita-se por cima do bolo e vai a cozer em bano maria em forno a 180º.
Depois de desenformado enfeita-se com restantes rodelas de ananas, cerejas e hortelã.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Fumeiro de porco preto da Lurdes Bento

Ingredientes :
Febras de porco preto e entremeada ,vinho branco , água e pimentão doce e picante a gosto , alhos picados , duas laranjas ( sumo e casca ) tripa de vaca bem lavada .
Deitam-se as carnes partidas em pedaços a curtir num alguidar de preferência de barro , com todos os ingredientes durante cinco dias , e deve mexer-se duas vezes por dia .
Ao fim desse tempo enchem-se as tripas com essa carne, as tripas são bem lavadas com saão , cebola , azeite , aguardente, limão e laranja .
Depois de cheias as chouriças penduram -se no fumeiro a secar lentamente .

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Tarte de chouriço com grelos de nabo

Numa das idas a Coimbra o meu irmão João trouxe de lá enxido , morcela , chouriço de sangue e chouriça tudo confecionado á moda de Coimbra . O nosso almoço foi enxido assado na brasa com arroz de feijão , no jantar  como tinha no frigorifico umas sobras de batatas cozidas e  espigos de nabo resolvi fazer esta tarte no forno .
Fiz assim :
Bati 4 ovos com um dente de alho , uma colher de sopa de farinha com 5 cl de leite .Adicionei chouriço e bacon cortados fininho , as batatas cozidas e cortadas aos cubos e os grelos de nabos aos pedaços com 3 fatias de queijo cortado também aos bocadinhos . Depois de tudo envolvido deitei numa tarteira untada com margarina e foi ao forno a 180º até ficar douradinha .

sábado, 28 de janeiro de 2012

Torta de chocolate

Olá a todos , hoje está um dia muito frio aqui no Sabugal e pode ser que neve !!!  fiz esta torta para o jantar de Natal e agradou a todos os  comezainas  .

Receita :
6 ovos
250 gr. de açúcar
190 gr. de farinha
100  gr. de coco (opcional )

Batem-se todos os ingredientes e vai a cozer ao forno em tabuleiro forrado e untado com papel vegetal a 180º , durante 10 minutos (conforme o forno )

Recheio ;
100 gr. de tablete de chocolate
um pacote de natas

Deita-se num tachinho as natas e o chocolate e vai ao lume até ficar um creme liso .
Depois do bolo cozido desenforma-se sobre um pano, recheia-se com o creme de chocolate e enrola-se com a ajuda do pano . Transfere-se para um prato de torta e cobre-se com o restante creme

domingo, 22 de janeiro de 2012

domingo, 8 de janeiro de 2012

Bolo de banana

Receita :
caramelo liquido para a forma
3 bananas
3 ovos ( claras batidas em castelo )
1 chávena de leite tépido
1,5 chávena de açúcar
2,5 chávenas de farinha

No fundo de uma forma untada com margarina e barrada com caramelo liquido , dispõem-se as bananas cortadas as rodelas e por cima o preparado do bolo . Vai a cozer em forno pré aquecido a 180º durante 20 minutos conforme o forno.

Fonte : Elvira's Bistrof

domingo, 25 de dezembro de 2011

Molho de Sapateira

Desejo a todos os que visitam este meu cantinho um Feliz Natal cheio de saúde  para todos e muita paz.
Fica aqui  a receita desta sapateira que faz parte da ceia de Natal cá de casa e sempre muito apreciada por todos .

Receita :
Abre-se a sapateira e retira-se todo o recheio eliminando as partes não comestiveis . Adiciona-se ao recheio 1 ovo cozido e pickles triturados , 1 fatia de miolo de pão , whisky ,2 colheres de sopa de maionese , umas gotas de vinagre e sal fino . Mexe-se bem com a colher de pau e recheia-se carapaça da sapateira .

domingo, 18 de dezembro de 2011

Bolo de chocolate

A receita deste bolo é dedicada para aqueles que adoram chocolate , acreditem que é delicioso ....
 Receita :
4 ovos
1 chavena de açúcar
1 chavena de chocolate em pó
2 chávenas de farinha
1 chavena de água morna
1 chávena de óleo
2 colheres de chá de pó royal
a chavena tem de capacidade mais ou menos 200ml

Bate-se tudo junto e vai ao forno pré aquecido a  180º durante 20 minutos ou em fazendo o teste do palito para verificar se está cozido

Cobertura:
100 gr. de chocolate de barra
1 pacote de natas

Num tachinho vão a ferver as natas , em fervendo apaga-se o lume e deita-se o chocolate partido e mexe-se até ficar um creme liso ,por fim barra-se o bolo .

Desejo a todos um feliz Natal com muita saúde  e claro .... uma mesa farta de coisas boas.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Massa carbonara ligth

Light !!! porque não tem natas e confesso que não notei a falta delas , substitui as natas por o leite e a massa carbonara ficou saborosa  e mais leve .

Receita :
Esparguete - q.b
1 lata de cogumelos
200 gr. de bacon ( usei já cortado aos cubos marca dia )
meio copo de leite
1 pacote de queijo ralado (usei parmesão )
1 cebola picada
2 dentes de alho
pimenta , oregãos e polpa de tomate
azeite ,sal para cozer o esparguete

Coze-se o esparguete e entretanto faze-se o refogado com azeite , cebola e o alho . Quando a cebola estiver macia adiciona-se a polpa de tomate, o bacon e os cogumelos , tempera-se de pimenta e oregãos,  refoga mais um pouco e deita-se o leite , deixa-se ferver até engrossar um pouco e adiciona-se  o queijo até derreter .Depois da massa cozida e escorrida junta-se ao preparado .

sábado, 3 de dezembro de 2011

Mousse de chocolate

Sei que a receita de mousse de chocolate não é novidade para ninguem , mas por ser  tão deliciosa merece destaque aqui no blog .

200gr. de chocolate culinária Pantagruel ( Para fazer mousse só uso Pantagruel porque faz toda a diferença )
50 gr. de açúcar
4 ovos
120 gr. de manteiga

Num tacho em banho maria derrete-se o chocolate com a margarina até ficar um creme liso .
Separam-se as claras das gemas. Batem-se as gemas como açúcar até ficar um creme esbranquiçado .
 Batem-se as claras em castelo , adiciona-se o chocolate aos ovos e bate-se até ficar um creme liso .
Por fim envolvem-se as claras ao praparado . Vai ao frigorifioco no minimo duas horas .