sábado, 30 de abril de 2011

Pastéis de aproveitamento de arroz

E assim foi o nosso jantarinho !!!
Tinha uns restos de arroz branco que sobraram do dia anterior e lembrei-me de fazer estes pasteis , que já a minha mãe fazia  ,e resultou um jantarinho bem bom !!

Numa taça batem-se três ovos com duas colheres de farinha até ficar sem grumos , adiciona-se um dente de alho picado ,um molhinho de salsa picada ,100 gr. de bacon partido as tirinhas e cerca de 300gr. de arroz cozido e envove-se tudo. Tem que ficar espessa para se poder moldar, se for preciso deita-se mais uma colher de farinha.
Numa frigideira com óleo vão a fritar os pastéis moldados com duas colheres ou fritam-se as colheradas .
O bacon pode ser substituido por o que houver em casa ( sobras de carne ,chouriço , fiambre ,queijo etc. )

As sobras do arroz pode ser de tomate , branco ou outro qualquer .

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Lasanha de atum com legumes

Esta lasanha é praticamente feita com legumes , posso dizer que gostamos mais desta receita do que a habitual lasanha de carne .Experimentem e não vão se arrepender .E para quem tem meninos pequenos é uma maneira atrativa de eles comerem  legumes .

Ingredientes:
1 caixa de lasanha marca dia que já é pré cozida , para mim é uma das melhores . A caixa dá-me para fazer duas lasanhas ou canelones .
 1 frasco de molho de tomate (o meu é caseiro ) mas existem à venda molhos muito bons.
1 cebola
2 dentes de alhos
2 cenouras raladas
1 lata de cogumelos
1 lata de atum
espinafres usei congelados qb.
pimento vermelho cortado as tiras
bróculos qb.
1 embalagem de bechámel marca dia ( adiciona-se um pouquinho de leite para não ficar tão espesso .)
azeite
sal
1 colher de sopa mal cheia de farinha diluída num pouquinho de leite .
2 colheres de sopa de polpa de tomate

Preparação:
Num tacho com azeite , vai a refogar a cebola ,os alhos e a cenoura e duas colheres de sopa de polpa de tomate e os pimentos .Em seguida deita-se um pouco de água ,uma pitada de sal e deixa-se cozer mais um pouco.
Adicionam-se os espinafres ,os cogumelos e os bróculos e envolve-se tudo .Deita-se a farinha diluída no leite para engrossar um pouco ,no final adiciona-se o atum e rectificam-se os temperos.

Montagem da lasanha :
Barra-se uma travessa de forno com margarina .
põe-se uma camada de placas de lasanha
por cima das placas da lasanha deita-se molho de tomate ,preparado do refogado e o  bechámel, e faze-se assim até  ao final, finalizando com placas da lasanha .Cobre-se a lasanha com bastante bechámel (guarda-se a maior parte do bechámel para o final.porque entre as camadas deita-se pouquinho ) vai ao forno pré aquecido a 180o cerca de vinte minutos até estar cozida e tostadinha. Antes de servir convem repousar um pouco.Espero que gostem tanto como nós.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Bacalhau gratinado da Ana Passos


Aqui está o resultado que é o objectivo do meu blog , PARTILHAR .
A Ana partilhou com todos nós o seu bacalhau gratinado , que ela viu aqui no blog e que adaptou ao  seu gosto .Agradeço esta partilha da Ana, e quero dizer que tem muito bom aspecto .
Quem quizer partilhar alguma receita seja ela do blog ou  vossas, mandem para o meu mail ( o endereço está  aqui do lado direito ) .
A receita deste bacalhau está postada aqui no blog com o titulo ( bacalhau gratinado).
Obrigado pelas visitas e continuem a visitar o blog pois serão sempre bem vindos, por isso entrem e fiquem à vontade.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sobremesa de leite evaporado com ananás


Esta delícia de sobremesa já se faz cá em casa há mais de vinte e cinco anos , na altura só se encontrava o leite evaporado a vender na espanha, hoje encontra-se  à venda em qualquer supermercado .Passamos então à receita e espero que gostem .

Ingredientes:
uma lata de leite evaporado
uma gelatina de ananás
três ovos
uma lata de ananás
três colheres de sopa de açucar

1- Leva-se ao lume o liquido da lata do ananás e quando ferver disolve-se a gelatina , deixa-se arrefecer mas sem soidificar.
2-Batem-se as claras em castelo e com uma colher batem-se as gemas com o açucar.
3 - Parte-se o ananás aos pedaçinhos e deixa-se escorrer algum liquido que ainda tem.
4 - Bate-se com a batedeira  electrica o leite evaporado até aumentar o triplo (fica tipo claras em castelo ) , o leite evaporado tem que estar fresquinho só assim ele triplica o tamanho .
Depois do leite batido adicionam -se as gemas com o açucar e a gelatina já fria ,bate-se mais um pouquinho com a batedeira para envolver.Com uma colher vai se evolvendo suavemente, as claras  batidas em castelo  e o ananás  ao leite evaporado .
Deita-se numa taça grande o preparado e enfeita-se com ananas aos pedaçinhos . o sucesso desta sobremesa está num ananás docinho e no leite evaporado que deve estar fresquinho.

domingo, 24 de abril de 2011

Arroz doce cremoso com leite condensado

Festa que se preze não pode faltar o tradicional arroz doce ,um doce tão português e muito apreciado cá em casa , Cada pessoa tem a sua maneira de fazer ,uns gostam dele mais basto outros mais cremoso, cá em casa é mais cremoso ,faço assim:

Para um litro de leite gordo - seis colheres de sopa de arroz carolino,Numa panela deita-se o arroz , água só até cobrir o arroz , casca de laranja , um pau de canela e uma pitada de sal ,e vai ao lume até evaporar a água e começa-se a deitar o leite quente aos poucos e ,sempre com o lume no minimo.Quando começar a ficar cremoso adiciona-se o leite condensado e duas gemas de ovos díluidas em um pouco de leite. Quando estiver cremoso deita-se na travessa ,  depois de frio enfeita-se com canela . As pessoas antigas faziam desenhos bonitos com a canela  ,  como eu não sou capaz uso a borda de um copo.Penso que o segredo do arroz doce é ser feito sempre com o lume no minimo e sem pressa ,e ao deitar na travessa estar um pouco para o liquido mas cremoso ,porque depois de frio ainda embastesse.

Ingredientes:

um litro de leite gordo
seis colheres de arroz carolino
um pau de canela
casca de laranja
uma pitada de sal
àgua
uma lata de leite condensado
duas gemas de ovos
canela moída para enfeitar

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Pão de ovos da páscoa

Sabe tão bem uma fatia deste pão de ovos besuntado de manteiga  , a acompanhar  uma caneca de café preto .
A receita para um quilo de farinha dá três pães iguais a este, passamos à receita .

Receita :
um quilo de farinha
10 ovos
2dl de azeite
um cálice de aguardente
uma colher de chá de sal
fermento de padeiro - 2ogr. (ou pedir na padaria fermento para um kilo de farinha )

Partem-se os ovos para um alguidar e batem-se com as mãos , adiciona-se a farinha , o azeite , aguardente , uma colherinha de sal e o fermento díluido em água morna. Amassa-se muito bem com as mãos  ,vai a fintar em local quentinho até aumentar o volume da massa. Depois da massa finta divide-se em três partes , e com as mãos moldam-se ao gosto de cada um. Vão a cozer em forno quente a 180º em tabuleiro enfarinhado.

Faço esta mesma receita na maquina de fazer pão o que é  super mega facil , claro que reduzo os ingredientes e dá um pãozinho muito bom e saboroso. Prometo que quando fizer este pão de ovos na máquina posto aqui no blog.

Desejo a todos os que visitam o meu blog uma boa Páscoa .

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sopa de tomate


De vez em quando gostamos de comer esta sopinha  , é uma sopa muito cremosa e facilima de fazer .Esta sopa foi feita de tomate congelado da minha horta , claro que na época do tomate fica ainda mais saborosa  .Serve-se com ovo escalfado ou  com umas tostinhas.

Receita:
Picam-se duas cebolas  com três dentes de alho e vai a refogar  com um pouco de azeite , quando a cebola estiver macia adicionam.-se dois tomates grandes e maduros, e deixa-se cozinhar mais um pouco   .Junta-se uma courgete pequena sem a casca ,duas batatas , sal  e  um pouco de água . Depois de cozida passa-se com a varinha mágica e deita-se mais água até ter a consistência que nós desejar-mos , adicione bastantes coentros e retifique  de sal.
 Prove , se achar que para o seu gosto está ácida , pode adicionar vinagre balsâmico ou uma colher de açúcar.      
 Num tachinho com água com um pouco de vinagre escalfa-se o ovo.
                                                                                                               Maria da Graça

terça-feira, 19 de abril de 2011

Licor baileys caseiro




Vai um licor?
Este licor caseiro sabe mesmo ao baileys !! é booom !!!
Facíl de fazer e pode ser bebido na hora que se faz , não presisa de frigorifico e dura até seis meses. Como nós gostamos dele fresquinho fica no frigorifico e deitamos  uma pedra de gelo , vi esta receita no blog  as receitas lá de casa .

Receita :
uma lata de leite condensado
uma lata de whisky - a medida é a lata do leite condensado
uma colher de chá de chocolate em pó
uma colher de chá de café soluvel ( nescafé )

Com uma vara de arames  misturar muito bem todos os ingredientes , com o cuidado de desfazer bem o café até ficar sem grumos. Depois é só deita-lo numa garrafa e está pronto a ser servido .
Aconselho um whisky suave e de boa qualidade.

domingo, 17 de abril de 2011

bacalhau gratinado


Este bacalhau é para aqueles dias em que  queremos surpreender sem gastar muito tempo na cozinha, e é também  muito economico, pois rende bastante .

Receita:
Uma covete de 400 gr. de bacalhau ( gastei paloco da ribeiralves é muito mais barato e para esta receita é o ideal ).
Dois pacotes de batata palha - 400 gr.
Uma embalagem de bechámel ( comprei no mini preço , marca dia )
Uma cebola
Três dentes de alho
Azeite
Uma folha de louro e pimenta
Queijo para gratinar (gastei só metade do pacote, o resto congelei para outra vez )

Num tacho com pouquinho azeite refoga-se a cebola , os alhos e a folha de louro . Adiciona-se o bacalhau demolhado e escorrido , salpica-se de pimenta e salsa picada e vai guisar um pouco.Junta-se metade do pacote de bechámel e as batatas envolvendo tudo . Num tabuleiro que possa ir ao forno deita-se o preparado e por cima o queijo envolvido com o restante bechámel. Vai a gratinar com o forno a 180º até estar douradinho .
Garanto que é muito saboroso e muito rápido .

 Nota : Quando adicionar as batatas ao bacalhau põe-se o lume no minimo e tapa-se o tacho  , para amolecer um pouco as batatas . Não se preocupe se o preparado se apresentar um pouco seco , quando ferver  o bechamél vai se misturar. Vai ao forno só com a resistência de cima ligada .

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Broas da Páscoa


Ingredientes :
um kilo de farinha
quatrocentos gr.de açucar amarelo
seis ovos inteiros (batidos manualmente)
duas colheres de sopa de mel
uma colher de fermento royal
nozes ou passas para enfeitar
uma chávena almoçadeira -metade azeite metade de óleo

Amassam-se todos os ingredientes muito bem, caso a massa ficar dura junta-se um pouco de água quente .Num tabuleiro untado deitam-se colheradas de massa separadas umas das outras, enfeitam-se com nozes e pincelam-se com ovo batido.Vão a cozer em forno quente a 180º (só se unta o tabuleiro na primeira fornada, depois não é necessário.

Boa Páscoa ,façam estes bolinhos e por momentos esqueçam a crise .Obrigado pela visita

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Tarte de maçã com leite condensado


Esta tarte é uma delicia ou não fosse ela confecionada com leite condensado , é também uma das mais apreciadas cá em casa.

Massa :
um ovo
cento e cinquenta de farinha
duas colheres de açucar
cem gr. de margarina

Recheio :
uma lata de leite condensado
três maçãs para o recheio
maçãs para a decoração
dois ovos
leite normal - a medida é a lata do leite condensado-uma lata de leite
uma colher de sopa de farinha maizena

Amassam-se todos os ingredientes da massa até formar uma bola que não se pega as mãos e, forra-se com ela uma forma amovivél.
Coze-se a maçã em pouquinha água até se desfazer grosseiramente. Vai ao lume num tacho o leite condensado,  o leite ,a farinha diluida,as gemas e a maçã  ,e mechendo sempre até engrossar.
Deita-se o creme na tarteira e decora-se com a maçã cortada as meias luas.Vai a cozer a 180º até ficar douradinha.

Não querendo fazer a massa pode comprar massa quebrada . Congele as claras que não foram usadas na confecção e quando tiver mais pode fazer outras sobremesas .

terça-feira, 12 de abril de 2011

migas de feijão frade com broa

Estas migas de feijão frade são um belo acompanhamento quer para peixe ou carne. Quando a época dos grelos já passou estas migas podem ser feitas com couves partidas de caldo verde, que ficam igualmente boas. Desta vez não utilizei broa ,juntei tostas aos pedacinhos e também ficou bem.

Receita :
feijão frade cozido
grelos de nabo
quatro dentes de alho picadinho
azeite
vinagre
broa esfarelada

Numa frigideira colaca-se azeite e os alhos, vai aquecer sem deixar queimar os alhos. Adiciona-se o feijão, os grelos aos quais se deu uma fervura, broa esfarelada e um pouco de vinagre e envolve-se tudo muito bem.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Caldo verde



Quem não sabe fazer caldo verde?
Não resisti e resolvi postar esta sopinha que sabe sempre tão bem, pois sopa mais portuguesa que esta não há.

Coloque ao lume numa panela a água e o sal. Logo que começar a ferver coloque as batatas e uma cebola.
Quando cozidas, reduzem-se a puré e juntam-se as couves cortadas para caldo verde, depois de lavadas em duas ou três aguas.
Junta-se o azeite e deixa-se levantar fervura por dois ou três minutos com a panela destapada para a couve ficar bem verdinha. O segredo deste caldo verde está nas couves que são galegas e produção biologica da nossa horta .

frango assado no forno à antiga

Que melhor do que um franguinho para um almoço de domingo? 
Pode ficar temperado de véspera e,assim aproveitamos a caminha mais um bocadinho. Depois é só ligar o forno e fazer o acompanhamento.
Fiz assim :
Cortei o frango aos pedaços, lavei e salpiquei de sal e pimenta. Num almofariz pizei três dentes de alhos com três colheres de azeite, uma colher de pimentão (feito aqui em casa com os pimentos da nossa horta ) ,vinho branco e o sumo de um limão médio. Dispor o frango num tabuleiro que possa ir ao forno até ficar tostadinho e crocante.



domingo, 10 de abril de 2011

Bolo de pudim Boca Doce


Este é um bolo muito famoso na blogosfera, http://receitasdaromy.blogspot.com/tirei daqui.O pudim tem que ser boca doce e pode ser de qualquer sabor. Já fiz de caramelo,baunilha,chocolate,morango e ananas, gostei de todos , mas o que  mais recomendo é o de ananas.A medida é o saquinho do pudim,

Receita :
um pudim boca doce de ananas
três ovos
dois saquinhos de açucar
três saquinhos de farinha
um saquinho de leite
um saquinho de óleo
uma colher de chá de pó royal

:Batem-se os ovos com o açucar , a farinha com o pó royal, o pudim disolvido no leite, e o óleo. Bate-se tudo junto e vai a cozer em forma untada no forno a 180º.É um bolo que coze depressa e fica muito saboroso

sábado, 9 de abril de 2011

Mini tortilhas com aproveitamento de esparguete

Tirei esta receita do blog http://asreceitasladecasa.blogspot.com/, como não gosto de estragar nada gostei logo da ideia. Com as sobras de esparguete que tinha do almoço resolvi experimentar, digo-vos que não me arrependi. Acompanhamos com uma salada de alface.

Receita :
dois ovos
como não tinha fiambre utilizei chouriço
queijo cortado aos pedaços
salsa
sobras de esparguete

Com um garfo batem-se os ovos e adiciona-se o esparguete cortado aos pedaços, chouriço, queijo e um pouco de salsa. Deita-se um pouquinho de óleo na frigideira e deitam-se colheradas espaçadas umas das outras a fritar.

Massa com bacon,cogumelos, chouriço e espinafres



Hoje decidi fazer uma massa para o almoço, com algumas coisas que tinha no frigorifico e, resultou num almoço que todos gostamos.

Receita :
bacon qb.
chouriço qb.
uma lata de cogumelos
espinafres congelados
uma cebola
alho
oregãos
salsa
uma pitada de pimenta
duas colheres de sopa de polpa de tomate
azeite
esparguete
vinho branco - cinco centilitros

Faze-se um refogadinho com cebola picada alho e azeite, depois de refogado junta-se a polpa de tomate, os espinafres, bacon, chouriço e os cogumelos. Adicionam-se os oregãos,pimenta e o vinho,  e cozinha mais um pouco .Coze-se o esparguete, depois do esparguete cozido escorre-se e junta-se ao refogado.Sapica-se com um pouco de salsa picada

Ovos verdes




Esta receita muito antiga foi-me passada pela minha mãe. Antigamente na minha zona as pessoas costumavam levar ovos verdes nas merendas para as festas da Senhora da Graça e da Senhora da pôvoa.Pode ser usada como entrada ou acompanhada de arroz (de tomate,grelos etc.).
Chamam-lhe ovos verdes por levar bastante salsa.

receita:
Ovos qb.
azeite
vinagre
salsa


Cozem-se os ovos, depois de frios e descascados cortam-se ao meio longitudinalmente e retira-se a gema. Esmagam-se as gemas com um garfo e adiciona-se um fio de azeite, vinagre a gosto, salsa picada e uma pitada de sal.
Faze-se um polme com ovos, farinha e uma pitada de sal (para oito ovos cozidos utilizei dois ovos).
Passam-se os ovos no polme e fritam-se em óleo.

Tarte de Morangos


Esta receita foi-me ensinada pela minha vizinha de há muitos anos, Guilhermina.
É uma tarte muito fresquinha, óptima para um dia de Verão! Pode ser feita com qualquer outro fruto, ananás ou kiwi são óptimas escolhas também.

Receita:

Massa:
2 ovos
50g de margarina
125g de açúcar
150g de farinha
1 colher de café de pó royal

Batem-se todos os ingredientes e deita-se numa forma com o fundo amovível (se necessário, unte com um pouco de margarina). Leve ao forno a 180º, aproximadamente 10 minutos, até a massa estar cozida.
NÃO DESENFORMAR.

Cobertura:
1 pacote de gelatina de morango
1 colher de sopa (bem cheia) de farinha maizena
Morangos q.b.

Ferva a gelatina num 1/4 L de água.
Adicione a maizena dissolvida num pouco de água e mexa até a gelatina engrossar. Deixe arrefecer a gelatina, mas sem solidificar.
Em cima do bolo dispor os morangos, cortados em metades, e cobri-los com a gelatina. Vai ao frigorífico e só se desenforma depois de fria.